Seminário da Física enfocará monopolos magnéticos

Na próxima terça-feira (18), o Departamento de Ciências Exatas (DEX) sediará um seminário com o tema: “monopolos magnéticos em gelos de spin artificiais”. O evento será na sala 21 do DEX, às 14 horas, com palestra do professor Winder Moura Melo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

No seminário, serão introduzidos os gelos de spin artificiais, que são sistemas magnéticos nanoestruturados (em escala extremamente diminuta) com algumas semelhanças com o gelo de água, como: frustração geométrica e entropia residual (entropia não nula a zero absoluto). As reações exóticas que emergem nesses sistemas e que se comportam como monopolos magnéticos também serão abordadas.

Os monopolos, supostas partículas elementares que se comportam como um ímã de um único polo, geralmente emergem aos pares e são ligados por “cordas observáveis” que carregam magnetização. Algumas propostas de como se diminuir (ou anular) a tensão dessas cordas serão discutidas. Isso permitiria o controle da dinâmica dos polos magnéticos, e daí, a realização prática da magnetricidade (versão magnética da eletricidade) em escala nanométrica.