IX Simpósio e V Congresso Forragicultura e Pastagens reuniu profissionais da área na UFLA

SONY DSCDe 6 a 8 de junho, o Núcleo de Estudos em Forragicultura (Nefor) realizou o IX Simpósio e V Congresso de Forragicultura e Pastagens, com uma programação voltada às inovações tecnológicas no manejo de pastos e produção de silagem.

O Simpósio foi realizado no salão de Convenções da UFLA, com palestras, apresentações, premiação de trabalhos acadêmicos e, no sábado (8), foi realizado dia de campo nas áreas experimentais do Departamento de Zootecnia (DZO).

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, do pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, professor Jackson Antônio Barbosa; pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; pró-reitor de Pós-graduação, professor Alcides Moino Junior; vice-chefe do Departamento de Zootecnia, professora Nadja Gomes Alves; coordenador do evento e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, professor Thiago Bernardes e o coordenador do Nefor, Michael de Oliveira.

Em seu pronunciamento, a professora Édila reconheceu a importância do Núcleo de Estudos em Forragicultura, que tem sido exemplo de organização para outros grupos da Universidade, além da atuação em área do conhecimento estratégica para a região e para o País. Ela informou aos participantes sobre os investimentos da UFLA no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias, que vai possibilitar ampliar ainda mais as pesquisas nesta temática.

SONY DSCAderindo ao programa de internacionalização da UFLA, o professor Thiago Bernardes destacou que em 2015, o evento terá amplitude internacional, com a realização do Internation Symposium on Forages in Warm Climates.

coordenador do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio do CNPq, Roberto Camargos Antunes
Coordenador do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio do CNPq, Roberto Camargos Antunes

A palestra de abertura foi proferida pelo coordenador do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio do CNPq, Roberto Camargos Antunes, que destacou as estratégias de incentivo à geração do conhecimento científico e tecnológico na área de Ciências Agrárias, particularmente em Zootecnia e em Forragicultura. Especificamente, o programa de Zootecnia é considerado o terceiro maior da Coordenação em Agropecuária e Agronegócio do CNPq.

Em sua apresentação, foi ressaltado que o crescimento dessa área tem sido possível devido ao aumento da produção científica dos pesquisadores e pela intensa formação de recursos humanos. O coordenador também destacou a importância do Nefor, atuante há mais de 15 anos na UFLA.