Estudante de Direito da UFLA é premiada em Congresso de Direito Ambiental

A estudante da UFLA recebe a premiação do secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas

A estudante do segundo período de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Thaís Muniz Ottoni Santiago, recebeu o II Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, com o artigo “Análise da eficácia do licenciamento ambiental”. O prêmio fez parte do 18º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental e foi entregue à estudante pelo secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas.

Segundo Thaís, seu trabalho avaliou a eficácia do licenciamento ambiental como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, e para ela, a premiação foi inspiradora: “Foi um enorme incentivo para dar continuidade aos meus estudos sobre o direito ambiental e deu a oportunidade de ouvir alguns dos maiores pesquisadores da área.” O trabalho de Thaís será publicado na Revista de Direito Ambiental, com classificação Qualis A1/CAPES.

O professor orientador do trabalho, José Luiz Pereira de Rezende, do Departamento de Ciências Florestas (DCF), ressaltou a iniciativa da estudante: “Por ela ter feito mestrado na área, nós já trabalhávamos com Gestão Ambiental, e a Thaís se interessou em preparar um trabalho para o Congresso de Direito Ambiental. O prêmio foi muito bem vindo, pois ele é muito concorrido, com alto grau de exigência.”

Além de graduanda no curso de Direito, Thaís Ottoni é formada em Ciências Biológicas, mestre em ciências florestais e doutoranda também em ciências florestais pela UFLA. A estudante ressaltou a importância do prêmio: “Fiquei muito feliz em divulgar o recém-criado curso de Direito da UFLA no maior congresso de direito ambiental do País. Acredito que isso servirá de inspiração também para os demais alunos do curso.”

De acordo com o coordenador do curso de direito, professor Pedro Ivo Diniz “Isso não é só um reconhecimento individual, mas um incentivo e um reconhecimento ao trabalho também da UFLA. Além de ser um orgulho e inspiração, também demonstra o perfil do nosso estudante, voltado para a pesquisa.”

Texto: Marina Botelho – jornalista/bolsista Ascom