Equipe da UFLA ministrou cursos sobre aterros sanitários e usinas de triagem e compostagem

Curso ministrado em Andrelândia
Curso ministrado em Andrelândia

A equipe do convênio UFLA/Fundecc/Feam ministrou cursos de capacitação para gestores e responsáveis técnicos de aterros sanitários e usinas de triagem e compostagem de vários municípios da região. Os cursos ocorreram em Itajubá e Paraisópolis nos dias 6 e 7; em São Sebastião do Paraíso e Jacuí em 13 e 14 de maio; e em Andrelândia nos dias 16 e 17 de maio.

Durante os cursos, foram abordados: os aspectos legais e de implantação de programas de coleta seletiva; as rotinas operacionais de aterros sanitários e das usinas de triagem e compostagem (UTC) e de gestão das UTC’s; ergonomia e segurança do trabalho; procedimentos rotineiros de manutenção e verificação da operacionalidade dos setores de aterros e UTC´s; os principais problemas operacionais e as possíveis soluções. As visitas ao aterro sanitário de Itajubá e às UTC’s de Paraisópolis, Jacuí e Andrelândia constituíram a parte prática, verificando os aspectos teóricos.

Curso ministrado em Andrelândia

Os participantes receberam material didático preparado pela equipe do convênio, constituído por Manuais de Operação de Aterro Sanitário, de Gestão e Operação de Usina de Triagem e Compostagem de Lixo e de Implantação de Coleta Seletiva.

Os cursos foram ministrados sob a responsabilidade das doutorandas em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas da UFLA Camila Silva Franco e Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques. Os professores do Departamento de Engenharia (DEG) André Geraldo Cornélio Ribeiro, Luiz Fernando Coutinho de Oliveira e Ronaldo Fia, e o gestor da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), Luiz Tadeo Damaschi, também participaram da iniciativa. A equipe é coordenada pelo professor Antônio Marciano da Silva.

Cidades participantes

Mais de 70 pessoas participaram dos cursos, das seguintes cidades: Andradas, Andrelândia, Arceburgo, Bom Jardim de Minas, Brasópolis, Careaçu, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Fortaleza de Minas, Gonçalves, Guapé, Itajubá, Itanhandu, Itamogi, Itaú de Minas, Itumirim, Jacuí, Jacutinga, Madre de Deus de Minas, Monte Santo de Minas, Nazareno, Ouro Fino, Paraisópolis, Perdões, Pouso Alegre, Prados, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, São Vicente de Minas, Silvianópolis, Tiradentes, Três Corações, Turvolândia e Wesceslau Brás.

O convênio firmado entre a UFLA, através da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), tem como objetivo possibilitar a elaboração de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos nos municípios localizados na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas Gerais.