Portadores de necessidades auditivas e visuais visitam o Museu de História Natural da UFLA

20.05 museuNa programação da 11ª Semana de Museus, realizada de 13 a 19 de maio, o Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras (MHN) teve uma visita especial. Alunos do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav), instituição lavrense de atendimento educacional especializado, foram recebidos no MHN para visita guiada, tendo como intérprete de língua de sinais a professora Dorcas Graziela Olímpio e Rita de Cássia Matinho, que também é professora de Libras na UFLA.

Com a orientação do assistente administração José Sebastião Andrade de Melo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as exposições permanentes e participar de experimentos de Ciência, realizados pelos estudantes de Física que integram o grupo “Magia da Física e do Universo”.

Alguns alunos do Cenav visitaram o Museu pela primeira vez e gostaram da experiência. No grupo, estavam deficientes auditivos totais, deficientes mentais e com baixa visão.

O Cenav oferece alternativas aos alunos de participar efetivamente do processo de Educação Inclusiva, enfatizando o direito à diversidade, integração social e profissional, visando à formação da cidadania e qualidade de vida.

20.05 museu 2

Equipe de robótica Troia abre processo seletivo para participantes

A equipe de robótica Troia está à procura de cinco novos membros, sendo uma vaga para gestão, três para o setor de eletrônica e uma para atuador. As inscrições podem ser feitas no site da equipe (www.equipetroia.com) até 24 de maio, por estudantes de quaisquer cursos. A taxa de inscrição nesse processo seletivo é de dois quilos de alimento não perecível (exceto sal e fubá), que devem ser entregues na bancada da Equipe TROIA, na Cantina Central, nos dias 23 ou 24, das 8 às 17 horas.

A primeira fase da seleção será a análise curricular e do formulário preenchido no site. Os candidatos selecionados passarão por uma dinâmica de grupo, no dia 27. Uma entrevista, no dia 30 de maio, será a terceira etapa, e a última será a etapa de trainee, com duração de 45 dias, para analisar a aptidão do candidato nas atividades do grupo.

Algumas das competências esperadas dos candidatos, embora não sejam de caráter eliminatório, são: criatividade, conhecimentos em desenvolvimento de sites, afinidade com eletrônica, familiaridade com programas de arte gráfica e pró-atividade. As ações da equipe são voluntárias.

A equipe Troia é composta por 21 integrantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Ciências da Computação, Física e Filosofia. Além da dedicação na área da robótica, o grupo realiza projetos de cunho social, visitas a escolas e asilos e ministração de cursos. No momento, a Troia prepara-se para competir no Winter Challenge, que ocorrerá em São Caetano do Sul (SP) de 6 a 9 de julho.

Inscreva-se e veja mais informações sobre a Troia em: www.equipetroia.com.

Trabalho da UFLA recebe prêmio Inovação no Zootec 2013

Prof. Paulo Borges Rodrigues recebe a premiação durante o evento

De 6 a 9 de maio, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) em parceria com instituições de referência acadêmica ligadas à Zootecnia realizou a 23ª edição do Zootec, multievento que contempla diferentes áreas do ensino, técnico-científico e de políticas profissionais. Realizado em Foz do Iguaçu – Paraná, o evento destacou os melhores trabalhos científicos para receber o prêmio Inovação, entre eles, o trabalho intitulado “Uso de equações de predição para valores energéticos de alimentos concentrados para frangos de corte na fase inicial”, desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O artigo tem como autores o professor do Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA) Paulo Borges Rodrigues, a pesquisadora Renata Ribeiro Alvarenga, e demais estudantes de graduação e pós-graduação Evelyn Cristina de Oliveira, Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano, Antônio Amandio Garcia Pinto Junior, Eduardo Machado Costa Lima, Amanda Botelho Alvarenga e David Henrique de Oliveira.

O trabalho traz resultados de parte do projeto de pós-doutoramento da pesquisadora Renata Alvarenga, que estimou os valores de energia metabolizável aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio (EMAn) de alimentos utilizados para frangos de corte, por meio de ensaio de metabolismo.

Núcleo de Estudos em Silvicultura seleciona membros

Nes-uflaEstudantes de graduação e pós-graduação interessados têm até o dia 14 de junho para se inscrever no processo seletivo do Núcleo de Estudos em Silvicultura (Nes). Os interessados devem entregar um currículo (contendo e-mail), histórico escolar e uma carta de apresentação no Centro de Excelência em Matas Ciliares (Cemac) até as 16 horas do dia 14, para a pré-seleção.

O resultado dessa primeira etapa será divulgado em 17/6 e haverá uma entrevista com os pré-selecionados no dia 18/6, no Cemac. O grupo de estudos mantém um e-mail, para mais esclarecimentos: nes.ufla@yahoo.com.br.

O Nes é um grupo de estudo que atua nas áreas de silvicultura, sementes florestais, viveiros florestais, implantação de matas ciliares e recuperação de áreas degradadas.

Coordenadoria para implantação do Lavrastec divulga selecionados com bolsas

A Coordenadoria de Implantação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) informa o resultado da seleção dos bolsistas (Administração ou Administração Pública e Jornalismo e Publicidade e Propaganda), de acordo com o Edital 01/2013 Lavrastec.

A seleção constituiu-se de análise do histórico escolar e do currículo e entrevista. Os bolsistas irão trabalhar no projeto de implantação do Parque conforme determinações do Edital.

Confira os selecionados:

Área: Administração ou Administração Pública