Pesquisadores internacionais de Paisagismo participam de simpósio na UFLA

A UFLA sedia, de hoje (15) até sábado (18), um dos principais eventos sobre paisagismo no Brasil: o 6º Simpósio Internacional de Paisagismo, que foi aberto na manhã de hoje, no Auditório do Setor de Sementes. Além de palestras com pesquisadores de renomadas instituições de ensino brasileiras, a programação conta com prelecionistas da Argentina, Canadá e Itália.

A solenidade foi aberta com a presença dos professores Carlos José Pimenta (pró-reitor de Planejamento e Gestão e reitor em exercício), Maria Laene Moreira de Carvalho (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFLA), Alfredo Horácio Benassi (Universidad Nacional de La Plata – Argentina), Karina Volpi Furtini Boldrin (presidente do Nepaflor) e Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (coordenadora do Simpósio).

A professora Patrícia deu as boas-vindas e apresentou a programação do evento aos participantes. Em seguida, o reitor em exercício ressaltou os cuidados que a UFLA guarda em relação ao paisagismo: “Procuramos levar em consideração, em todos os projetos para a Universidade, o paisagismo, porque ele traz alegria, beleza, acessibilidade e resgate histórico; portanto, mais qualidade de vida, direta ou indiretamente”.

Todas as palestras serão realizadas no Setor de Sementes, acerca do tema “O Habitante Paisagista”. De acordo com o assunto, o Simpósio discute as manifestações dos habitantes e as suas intervenções nas paisagens, focando a construção de jardins e paisagens pelo e para o habitante, bem como sua relação com o espaço. A programação ainda inclui uma visita ao Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim e um concurso fotográfico sobre a temática do evento.

O Simpósio é organizado pelo Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (Nepaflor), em parceria com a Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Mais informações em: http://www.nepaflor.com/site/index.php.