Pós-Graduandos terão Aula Inaugural no dia 17/5

Registro da Aula Inaugural de 2012

Os pós-graduandos dos programas stricto sensu da UFLA serão recebidos em uma Aula Inaugural, no dia 17 de maio, no Salão de Convenções, às 9 horas. Após a recepção com membros da Diretoria Executiva da Universidade e representantes da Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG), será realizada a palestra: “A Capes e as Ações da Diretoria de Programas e Bolsas no País”.

O palestrante será o professor Marcio de Castro Silva Filho, diretor de Programas e Bolsas no País da Capes. Ele possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA, e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela Universite Catholique de Louvain (Bélgica). Além da experiência em Genética Vegetal e Biologia Celular e Molecular de Plantas, é pesquisador 1A do CNPq e professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Na Capes, foi Coordenador da área de Ciências Biológicas I e Diretor de Relações Internacionais, antes de assumir a atual diretoria.

A Aula Inaugural dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFLA é realizada tradicionalmente na primeira semana de aulas do primeiro semestre letivo de cada ano.  Além de receber oficialmente os discentes ingressantes, o evento tem como objetivo oferecer a oportunidade de congraçamento com os demais estudantes e docentes e possibilitar o contato com pesquisadores e gestores ligados à pós-graduação. A Aula Inaugural é uma realização da UFLA, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), com o apoio da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA.

A Pós-Graduação stricto sensu na UFLA

A Pós-Graduação stricto sensu foi implantada na UFLA em 1975 e, até hoje, formou mais de 6 mil profissionais: 4.590 mestres e 1.387 doutores. A Universidade oferece 22 cursos de doutorado, 24 cursos de mestrado e 5 mestrados profissionais, em 28 Programas de Pós-Graduação distribuídos em 11 áreas do conhecimento: Biodiversidade, Ciências Agrárias I, Ciências dos Alimentos, Ciência da Computação, Administração/Ciências Contábeis e Turismo, Engenharia IV, Astronomia/Física, Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Matemática/Probabilidade/Estatística e Interdisciplinar.

Atualmente, a Pós-Graduação conta com mais de 300 professores permanentes do quadro docente da UFLA. Eles orientam 873 estudantes de doutorado e 936 estudantes de mestrado, num total de 1.809 estudantes de pós-graduação.