Sebrae-MG propõe agenda de inovação em parceria com a UFLA – Diretor de Operações visita a Universidade

visita Sebrae
Equipe do Sebrae-MG em visita à Reitoria da UFLA. Clique na foto para visualizá-la em tamanho expandido.

A trajetória de incentivo à inovação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem servido de modelo para instituições de ensino e pesquisa, lastreada pelo objetivo de transformar o conhecimento em produtos e serviços inovadores com potencial de impactar a qualidade de vida da sociedade. Desde a criação  do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a participação no Programa de Incentivo à Inovação (PII), a criação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e o início da construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), a UFLA se destaca como Universidade Inovadora.

Reconhecendo o esforço para a criação de um ambiente de inovação em Lavras, na sexta-feira (26), o diretor de Operações do Sebrae-MG, Fábio Veras, visitou a UFLA para apresentar uma agenda de programas que poderão ser aplicados em parceria com a Instituição. Entre eles, a capacitação de estudantes e professores em empreendedorismo, o estabelecimento de uma nova cultura de integração entre academia e sociedade e o estabelecimento de mentorias empresariais para apoiar empresas nascentes inovadoras.

Fábio Veras estava acompanhado do gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Sustentabilidade, Anízio Dutra Viana; da analista técnica da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade, Andrea Furtado de Almeida, do gerente da Regional Sul, Juliano Cornélio, e da analista técnica da Microrregião Lavras/Gestora local, Glaucya Jerusa Souto Vale.

A equipe do Sebrae-MG foi recebida pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; pela chefe de gabinete da Reitoria, professora Ana Carla Marques Pinheiro; pelo coordenador do Nintec e Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, pela gerente da Inbatec, Manuela Botrel e pela secretária executiva do Nintec, Iara de Cássia Silva Santos.

Professor Wilson Magela apresenta empresas em processo de incubação na UFLA.

Na oportunidade, o reitor apresentou os projetos para a construção do Lavrastec e, em especial, o planejamento estratégico que vem sendo elaborado para a sua consolidação, o que inclui a atração de empresas parceiras de referência. Scolforo reforçou que a inovação é uma das prioridades da Instituição, em atenção às demandas da sociedade e com a valorização de um quadro diversificado de competências.

“Além de conquistar a excelência no ensino, ser premiada pela crescente produção acadêmica e liderança em projetos estratégicos de pesquisa, ser respeitada pela tradição em extensão universitária e ganhar notoriedade nacional pela gestão de um ousado plano ambiental e estruturante, a UFLA investe em projetos e obras para ser reconhecida como Universidade Inovadora”, enfatizou o reitor.

A equipe do Sebrae-MG também visitou a Inbatec e o Laboratório de Pesquisa em Óleo Biodiesel da UFLA.

Novo Programa de Incentivo à Inovação

Entusiasta da inovação que gera negócios, Fábio Veras divulgou o projeto do Sebrae-MG que pretende resgatar a história das inovações que participaram do projeto-piloto do Programa de Incentivo à Inovação (PII), com início na UFLA em 2005, seguido pela segunda edição do Programa na área de Agroenergia,  com início em 2010.

Notícia que veio ao encontro dos anseios da Universidade, que pretende lançar um novo PII ainda em 2013. Para apoiar essa proposta, uma equipe do Nintec realiza o “Nintec Itinerante”, ação voltada ao incentivo e divulgação das ações de inovação e empreendedorismo na Universidade.

Para o coordenador do Nintec e Inbatec, Wilson Magela, o Sebrae-MG reconhece a UFLA como parceira para a realização de importantes programas de incentivo à inovação e ao empreendedorismo, reforçando a sinergia entre as duas instituições.