Parceria entre Brasil e França concede bolsas de Doutorado Pleno

21.02 figura_materia_2_fmt_20-12-2012Estão abertas as inscrições para concessão de bolsas de doutorado pleno para brasileiros na França. A nova parceria foi firmada pelo Convênio Industrial de Formação através da Pesquisa (Cifre), entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e a ANRT, agência de fomento à pesquisa e inovação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

A chamada, do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), destina-se a formar doutores em instituições francesas de reconhecido nível de excelência, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica.

Esse modelo de doutorado industrial, já executado há alguns anos pela França, traz uma novidade na modalidade que alia o laboratório às empresas. O aluno de doutorado faz o curso vinculado a uma empresa e em um tema de inovação que tem direta aplicação para a instituição. Dessa forma, o bolsista dividirá seu período de doutoramento entre a pesquisa em laboratório e em empresas.

A bolsa terá duração de até 36 meses e o candidato precisa ter obtido seu diploma de mestrado há menos de três anos da data de submissão da candidatura. Além disso, é necessário comprovar proficiência em francês.

Modelo inovador

Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a França tem tido resultados interessantes por meio dessa modalidade de doutorado. “É um modelo inovador, que nós queremos explorar”, destacou. “É uma experiência muito importante para o Brasil, que tem, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq e de todos os envolvidos, a missão de sinalizar para os nossos jovens e pesquisadores que a sua qualificação, sua formação voltada para a inovação, para o empreendedorismo e para a criação de valor e riqueza é realmente o pano de fundo e o que motiva o Brasil a investir nestas parcerias.”

O embaixador do país europeu no Brasil, Bruno Delaye, afirmou estar muito orgulhoso de ser parceiro do Brasil no desafio da formação de pessoal. “É uma honra poder compartilhar um instrumento que permite à França, há mais de 30 anos, desenvolver a pesquisa e inovação em suas empresas e formar mais de 3 mil pesquisadores, que é o programa Cifre”, ressaltou.

Acesse a chamada pública. e o formulário eletrônico para envio da proposta.

Fonte: Ascom/CNPq