Professor da Espanha faz apresentação na UFLA e propõe parcerias

22.04 foto professor USCNa segunda-feira (22), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do professor Manuel Guaita Fernandez, da Universidade de Santiago de Compostela (USC) – Espanha, para uma apresentação sobre a Escuela Politecnica Superior, conhecida como “Campus de la Vida”, localizada em Lugo. A visita do professor espanhol teve como objetivo a proposição de parcerias com a UFLA, tendo sido recebido com grande interesse por professores de diferentes departamentos da Universidade.

Manuel Fernandez fez uma apresentação sobre a Escuela Politecnica, que tem como foco prioritário as ciências agrícola e florestal. A USC tem mais de 30 centros/institutos de pesquisa, 27 cursos de graduação e 64 cursos de pós-graduação. A apresentação teve ainda o objetivo de atrair os estudantes de graduação, mestrado e doutorado, em especial no programa Ciência sem Fronteiras, para programas de intercâmbio. Atualmente, a USC recebe cerca de 80 estudantes brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras e o câmpus de Lugo é reconhecido como de excelência internacional.

22.04 evento USCSegundo o professor, as parcerias também podem ser firmadas com professores para o pós-doutorado e para projetos conjuntos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Em sua apresenção, o professor destacou a UFLA como uma importante instituição, com tradição e relevância em especial na área de ciências agrárias.

De acordo com o chefe do Departamento de Engenharia, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, a visita vai ao encontro da política de internacionalização defendida pela UFLA. Ele reforçou que a USC apresenta grande potencial de parcerias, em linhas de pesquisa estratégicas para as duas instituições.