CNPq lança Portal Estágio & Empregos e Painel de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras

18.04 Portal Empregos e negóciosEm cerimônia realizada na quarta-feira (17), no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram lançadas duas novidades no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o Portal Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e o Painel de Acompanhamento do Programa.

Participaram da solenidade, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, além do embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye. Representando a Universidade Federal de Lavras (UFLA), participou o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima.

O Portal Estágios & Empregos busca promover a integração dos bolsistas e ex-bolsistas com empresas do setor privado. No site (www.cienciasemfronteiras.gov.br/ee) estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos perfis de mão-de-obra altamente qualificada já selecionados pelo Programa. O Portal pretende, ainda, auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica.

Já o Painel de Acompanhamento vai proporcionar uma maior transparência na divulgação dos dados de execução do programa pela sociedade. As novas ferramentas foram apresentadas pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Neto.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma das estratégias adotadas pelo Brasil para aumentar a competitividade é acelerar o processo de capacitação profissional. “Todo o esforço da política educacional e da presidenta Dilma, que acompanha o Programa CsF com olhar atento, é impulsionar programas que aumentem a produtividade do trabalho e possibilitem a formação de uma inteligência estratégica”, ressalta o ministro.

Mercadante destacou que o Portal Estágios & Empregos vai ajudar as empresas a construírem uma cultura de inovação, além de unir o mercado de trabalho com os talentos que estão sendo formados dando oportunidade para esses jovens. “O Ciência sem Fronteiras está dando um salto que ainda não é perceptível, mas que daqui alguns anos, será de fácil entendimento. Nós já temos 400 pesquisadores, sendo 283 de altíssimo nível que estão trabalhando aqui no Brasil e faremos mais parcerias com grandes centros de excelência”, afirmou.

Bolsa – Foi anunciada no evento a criação de uma nova modalidade de bolsa chamada Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior, com duas categorias Júnior (DEJ) e Sênior (DES).  O objetivo  da bolsa é apoiar a participação de especialistas, técnicos, tecnólogos, pessoal técnico-científico para treinamento e capacitação em instituições de excelência no exterior, por meio da realização de estágios e cursos nas áreas contempladas pelo Programa.

Para a categoria júnior (DEJ) é necessário ter curso superior com atuação em uma das áreas contempladas pelo Programa. Já para a bolsa sênior (DES) é preciso comprovar, no mínimo, cinco anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em uma das áreas contempladas, ou comprovada produção científica e tecnológica de destaque. Nas duas modalidades, a bolsa terá a duração máxima de 12 meses.

Sem perder o vínculo com sua instituição de origem, o bolsista contemplado poderá se especializar em instituições de pesquisa e empresas parcerias para transferir determinada tecnologia ou inovação.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social CSF
Foto: José Cruz – Agência Brasil