Start-up Brasil: empreendedores devem enviar projetos até o dia 31/5

17.04 startup BrasilMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), publicou na segunda-feira (15) o edital para a seleção das empresas iniciantes que serão apoiadas com recursos públicos, além de financiamentos privados a serem feitos por aceleradoras de negócios.  O formulário para o envio de propostas será disponibilizado no dia 25 de abril, no site do programa. As propostas devem ser encaminhadas até 31 de maio. O Edital e a chamada podem ser conferidos na página do programa na Internet: http://startupbrasil.mcti.gov.br/inscrições

Os primeiros resultados devem ser divulgados a partir de 25/6 e a liberação dos recursos está prevista para começar em 15/7. Haverá uma segunda rodada, com inscrições até 19/11, divulgação de resultados em 16/12 e início do apoio em 6/1/2014.

Em essência, serão incentivadas empresas emergentes de software, de serviços de tecnologias da inovação ou empresas que se proponham a utilizar software ou serviços de TI como elementos de seu esforço de inovação. O primeiro critério é de que as empresas devem ter, no máximo, três anos de constituição.

Além disso, há diversos pontos que serão observados na escolha das empresas nascentes: a qualidade do modelo de negócio, o que envolve a escalabilidade da proposta, canais de comercialização, relevância e a própria diferenciação. Também serão avaliados o grau de inovação, consistência técnica, a fase de evolução da solução; o currículo dos envolvidos e ainda a motivação de empreender, o potencial de impacto do projeto e o alinhamento com os ecossistemas digitais.

No todo, o programa deverá envolver cerca de R$ 50 milhões. Cerca de 36 milhões vai ser aportado pelas aceleradoras, sendo parte em serviços e parte em capital. O apoio com recursos públicos, via CNPq e Apex, está previsto em R$ 16 milhões – sendo R$ 8 milhões em 2013 e outros R$ 8 milhões em 2014.