Professor da Universidade do Estado de Ohio visita o Setor de Cafeicultura da UFLA

12.04 palestra internacional caféO Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na terça-feira (9) a visita do professor americano Erich Grotewold, do Departamento de Genética Molecular e de Horticultura e Ciências Agrícolas, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Grotewold, que atua também na área de Bioquímica, tem orientado treinamento de alunos da UFLA na instituição norte-americana.

A convite da pesquisadora da Embrapa Café lotada na UFLA, Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa, o docente chegou a Lavras acompanhado da esposa, a também professora do Instituto de Pesquisas do Coração e Pulmão da Universidade de Ohio, Andrea Doseff. Além da pesquisadora, eles foram recebidos pelo coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Mário Lúcio Vilela de Resende, e pelo professor da UFLA, Rubens José Guimarães.

Mostrando muito interesse em café, Grotewold visitou o Polo de Excelência do Café, o INCT Café e o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo e de secagem dos grãos, além das instalações, laboratórios e linhas de pesquisa prioritárias.

Os visitantes também percorreram a lavoura experimental do setor. Doseff e Grotewold desfrutaram ainda de uma prova sensorial com três tipos de cafés selecionados, com diferentes sabores e aromas em função do genótipo, ambiente e processamento.

“Muito interessante. Eu nunca vi nada como isso antes. Muitos dos meus colegas deveriam visitar a universidade, ver o que é feito aqui. É um tipo diferente de pesquisa. É realmente muito interessante”, afirmou Erich Grotewold.

Após a visita ao Setor de Cafeicultura, Erich Grotewold ministrou uma palestra no anfiteatro do Setor de Sementes da Universidade com o tema “Abordagens de sistemas para revelar redes de regulação gênica em plantas”. Logo depois, os professores conheceram o laboratório do professor Luciano Paiva, do Departamento de Química e o Laboratório Central de Sementes, no Departamento de Agricultura da UFLA.

Erich Grotewold e Andrea Doseff desenvolvem pesquisas em biologia molecular, genética, bioquímica, cultura de tecido, proteômica, genômica e bioinformática. Atualmente, estudam sobre o potencial de flavonoides na cura do câncer e redução inflamatória celular.

Texto e foto: Fábio Alvarenga – jornalista do INCT – Café e Polo de Excelência do Café