INCT Café disponibiliza bolsas para o sequenciamento da ferrugem do cafeeiro na Universidade de Delaware

10.04 ferrugemO surto da ferrugem alaranjada, uma das mais importantes doenças do cafeeiro, vem causando perdas enormes na produção de café na América Central e no México nos últimos meses, o que tem gerado grande preocupação entre os pesquisadores da área. Por esse motivo, um simpósio emergencial será realizado na Guatemala neste mês de abril para discutir o surto epidemiológico da doença.

Com o objetivo de conhecer melhor o agente causal da doença, será realizado o sequenciamento genômico do fungo Hemileia vastatrix. Para tal, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café) está disponibilizando bolsas para doutorado-sanduiche e pós-doutorado na Universidade de Delaware, em Newark, nos Estados Unidos.

Há uma grande incidência da doença em toda América Central e os motivos ainda não são conhecidos. Segundo estimativas, os cafeicultores estão perdendo de 20% a 30% da produção atualmente.

De acordo com o coordenador do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende, as bolsas, que serão oferecidas via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fazem parte do esforço conjunto contra a ferrugem. Segundo ele, a princípio serão sequenciadas a raça 2 e a raça 33 do fungo, raças estas de grande importância pelo potencial de dano que podem causar à cafeicultura nacional.

“Estamos iniciando o projeto de sequenciamento do fungo que causa a ferrugem em parceria com a Universidade de Delaware, instituição esta que possui um Centro Avançado de Biotecnologia, o ‘Delaware Biotecnology Institute’. Vamos verificar se o fungo passou por processo de seleção ou se existe uma raça nova vencendo a resistência de cultivares de café”, explicou.

Ainda segundo o coordenador do instituto, as bolsas para os estudantes interessados preferencialmente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (participantes do projeto) estão disponíveis para início até junho. Os bolsistas deverão permanecer no exterior por períodos que vão de seis meses a um ano. Para maiores detalhes, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do INCT Café pelo e-mail: mlucio@ufla.br.

O INCT Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil e está sediado na Universidade Federal de Lavras, junto ao Polo de Excelência do Café. Com aporte financeiro do CNPq, Capes e da Fapemig, o INCT Café busca sua consolidação junto ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Participam do INCT Café pesquisadores, bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de representantes de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Texto: Fábio Alvarenga – jornalista do INCT/Café e Polo de Excelência do Café