Em Brasília, reitor reúne-se na Andifes e Ministérios da Cultura e do Esporte

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participa hoje (10) de reuniões em três entidades, em Brasília. Na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ele esteve em reunião ordinária e em seminário sobre autonomia universitária.

Para o presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy, não existe universidade sem autonomia, para isso é necessário atualizar o tema, levantar desafios e envolver parlamentares. “O objetivo do seminário é mostrar o que diz a Constituição Federal no seu artigo 207 e identificar caminhos para que as universidades possam exercer essa prerrogativa estabelecida desde 1988, na Carta Magna brasileira, e que é um padrão conceitual internacional” afirmou Maneschy.

Na parte da tarde, o Conselho Pleno da Andifes discute uma pauta ampla, incluindo o Programa Inova Empresa, que prevê o fomento da cooperação entre empresas nacionais e instituições tecnológicas ou instituições privadas sem fins lucrativos.

Também está em debate o processo de revalidação de diplomas de graduação, como base de discussão o Projeto de Lei 399/2011, que trata da revalidação automática dos diplomas estrangeiros. Ainda integraram a pauta: o projeto de estudo sobre o Enem e SiSU, a implantação da nova carreira docente – Lei nº 12.722/2012 e a inclusão do Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV) como fórum auxiliar da Andifes.

Scolforo também tem reuniões, hoje, nos Ministérios da Cultura e do Esporte, a fim de iniciar a negociação de novos projetos para a UFLA.

Colaboração: Cibele Aguiar