UFLA lança Repositório Institucional e se insere no movimento mundial de acesso aberto à produção científica

02.04 repositórioRepositórios Institucionais (RI) são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e pesquisa. Aderindo ao movimento de divulgação dos resultados de pesquisa por meio de livre acesso, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulga o lançamento do Repositório Institucional, disponível no site http://repositorio.ufla.br.

Tradicionalmente, a comunidade acadêmica da UFLA está envolvida em centenas de projetos de pesquisa, com uma produção científica que cresce tanto em quantidade, quanto na qualidade das publicações. Para ampliar a divulgação desses resultados, o Repositório Institucional da UFLA (RIUfla) vai armazenar a produção intelectual da Universidade em formato digital, permitindo a busca e a recuperação para seu posterior uso, tanto nacional quanto internacional, pela rede mundial de computadores.

O Repositório é composto pelo depósito da produção intelectual e demais informações geradas na Universidade, pela autoria ou coautoria de docentes, discentes de mestrado e doutorado, pesquisadores e técnicos. O acervo inclui as teses e dissertações defendidas na UFLA, além de artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos.

Para o diretor da Biblioteca Universitária (BU), Nivaldo Oliveira, o Repositório Institucional irá ampliar a visibilidade da UFLA, considerada uma das instituições que mais se destacam na produção científica, com representatividade no cenário nacional e internacional. “Os repositórios estão se tornando uma ferramenta estratégica para as universidades, promovendo a visibilidade e facilitando o acesso à produção científica”, completa.

Histórico da iniciativa na UFLA

Em 2011, a bibliotecária e estudante do Mestrado Profissional em Administração Pública da UFLA Simone Assis Medeiros, sob a orientação da professora Patrícia Aparecida Ferreira, enviou projeto à Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, e a UFLA foi contemplada, no final de 2012, com o kit tecnológico para a implantação do Repositório Institucional. O estudo para a implantação do RIUfla faz parte do trabalho final da estudante para a obtenção do título de mestre. No dia 13 de novembro de 2012, o Conselho Universitário (Cuni) aprovou as Resoluções nº 82 e 83, que dispõem sobre a Política Institucional de Informação e do Repositório Institucional da Universidade.

Recentemente, foi lançado o projeto-piloto no Departamento de Administração e Economia (DAE), que já contabiliza 133 arquivos no Repositório. Nos próximos meses, haverá a divulgação nos demais departamentos, mas os membros da comunidade acadêmica já podem se cadastrar para a submissão de publicações. O RIUfla está organizado em torno de comunidades, que correspondem aos departamentos da UFLA, e subcomunidades, que representam os cursos de pós-graduação e por coleções que se referem aos documentos.  Todo o conteúdo será gerenciado pela Biblioteca Universitária.

Acesse o documento com orientações para uso do Repositório Institucional

Link para o Riufla