Pesquisa em Filosofia é tema de evento

A apresentação dos trabalhos de iniciação científica elaborados por graduandos em Filosofia da Universidade Federal de Lavras e instituições da região é a tônica da I Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFLA. O evento será realizado de 1º a 3 de abril, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária, e a exposição dos trabalhos ocorrerá nos dias 2 e 3, em sessões às 14 e 16 horas. Durante a Semana, também será lançada uma publicação contendo os resumos submetidos para o evento.

A semana também contará com um minicurso sobre o filósofo francês Henri Bergson, lecionado pela professora Silene Torres Marques (Universidade Federal de São Carlos -UFSCar) nos dias 1º e 2 de abril, às 19 horas. Bergson é um dos filósofos contemporâneos mais influentes, mas ainda há poucas obras sobre ele. Isso torna a palestra ainda mais importante, já que a palestrante é uma das principais especialistas a respeito de Bergson.

Outra atração do evento é a conferência de encerramento: a pesquisadora Elis Joyce Gunella abordará a obra de Simone de Beauvoir, filósofa existencialista e militante feminista que estudou a condição da mulher a partir da filosofia, psicanálise e antropologia. A conferência é interessante, portanto, para estudiosos de ciências humanas em geral. Será realizada no dia 3, às 19 horas.

A Semana é organizada pelo Curso de Filosofia da UFLA e pelo Centro Acadêmico. Para o coordenador do curso, professor Luiz Marcos da Silva Filho, esta primeira edição da Semana de Pesquisa apresenta, como um dos benefícios, o potencial de reunião de pesquisadores, ainda na graduação, da Filosofia.