UFLA lança edital do Programa de Apoio à Publicação Científica – PAPC

21.03 PAPC publicaçãoA Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras  (PRPG/UFLA) lançou o edital para o Programa de Apoio à Publicação Científica (PAPC), que apoia financeiramente a publicação científica em periódicos de alto fator de impacto, editados em língua estrangeira. O Programa visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade.

As propostas deverão ser submetidas aos colegiados dos Programas de Pós-Graduação, cujas solicitações são analisadas e encaminhadas à PRPG nos termos estabelecidos pela resolução CPGSS/PRPG Nº 086, em fluxo contínuo, no período de 20 de março a 20 de setembro de 2013.

Poderá submeter proposta de solicitação de apoio docentes ou servidores credenciados por qualquer Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFLA. O Programa destina R$ 3.000,00 (três mil reais) por docente, podendo ser, a critério da PRPG, acrescido de até R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o caso de docente com elevada demanda qualificada.

Os recursos do Programa serão destinados ao pagamento de serviços de tradução e revisão de artigos escritos em língua estrangeira que deverão ser submetidos em periódicos com fator de impacto.

Apoio crescente

O PAPC foi lançado em 2009 e, desde então, cresce a demanda por apoio financeiro à publicação em periódicos editados em língua estrangeira, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação. Em 2012, a PRPG recebeu a solicitação para apoiar a tradução e revisão de 179 artigos científicos em língua estrangeira, número 121% superior ao praticado em 2011, quando foram apoiados 81 artigos. O apoio financeiro destinado ao Programa tem sido crescente, tendo sido disponibilizado em 2012 um montante superior a 115 mil reais (R$ 115.796,16).

O formulário  para a solicitação do recurso está disponível no site da PRPG. Clique aqui