Pesquisas desenvolvidas na UFLA sobre cafés especiais são temas de reportagens na TV Alterosa

20.03 borem na tvNo último programa Café com TV, exibido no sábado (16), na TV Alterosa, duas pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ganharam destaque. As pesquisas têm a coordenação do professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA).

Uma das reportagens apresenta os resultados das pesquisas com embalagens alternativas para cafés especiais. Destaca o estudo que promete modificar a forma como o Brasil exporta os cafés para mercados diferenciados. O resultado evidencia que o acondicionamento em saco de juta não é recomendado para o armazenado de cafés especiais, sendo indicada a embalagem aluminizada e com atmosfera modificada ativamente (injeção de 10% de CO2), que apresentou a menor oscilação das notas na avaliação sensorial durante o período de armazenamento.

Na outra reportagem, o Programa destaca o Workshop final do Projeto de Indicação Geográfica (IG), modalidade Denominação de Origem (DO), para a região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. O evento, realizado em Carmo da Cachoeira, contou com a participação de representantes da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam), Sindicato dos Produtores e das cooperativas regionais Cocarive e Cooperrita, além de pesquisadores das instituições participantes do projeto.

Essa região, conhecida pelos cafés de excelente qualidade, já possui a IG na modalidade Indicação de Procedência (IP), oficializada em maio de 2011, e agora busca avançar para a DO, o que exige uma identidade única, com a comprovação científica da relação entre as características do café e o ambiente onde é produzido. A comprovação dessa identidade, por meio de indicadores de diferenciação e qualidade, faz parte do projeto coordenado pelo professor Flávio Borém, que reúne um conjunto de informações sobre uma área demarcada, envolvendo 22 municípios produtores.

As duas reportagens estão disponíveis no canal da UFLA no Youtube http://www.youtube.com/uflabr

Assista à reportagem sobre embalagens alternativas

[vsw id=”fSgqa0nIz_4″ source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

Assista à reportagem sobre o projeto de Denominação de Origem para os cafés da Serra da Mantiqueira

[vsw id=”VSIr7oPP8oY” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]