“Efeito Borboleta” será exibido nesta sexta-feira

O projeto Magia da Física e do Universo exibirá nesta sexta-feira (15), às 16 horas, o filme Efeito Borboleta (2004), no Museu de História Natural, com entrada franca. O nome do filme faz referência a um termo, de mesmo nome, integrante da teoria do caos: diz respeito à sensibilidade em relação a pequenas perturbações nas condições iniciais de um processo. Uma explicação simples é a de que um simples bater de asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas, podendo provocar um tornado em outra parte do mundo.

O fenômeno foi detectado pelo meteorologista Edward Lorenz, em 1963, quando trabalhava em um sistema de equações para modelar a evolução do clima. Uma coincidência: o gráfico resultante dessas equações possui um formato que se assemelha às asas de uma borboleta.

Sinopse – Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer traumas de infância, realizando regressões. Nessas regressões, ele também é capaz de voltar fisicamente, tendo condições de alterar o próprio passado e de auxiliar seus amigos. Mas, nas tentativas de consertar seus antigos problemas, ele acaba criando novos, porque as mudanças geram consequências no futuro.