Concurso público para técnicos administrativos da UFLA será neste domingo (17)

13.11-ufla-vista-aerea-249x184A prova objetiva do concurso público para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizada neste domingo (17), no câmpus da Universidade. De acordo com o Edital PRGDP nº 2/2013, são 24 vagas, com nível de classificação C e D.

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP/UFLA) informa aos candidatos que o acesso ao local de provas só será permitido mediante apresentação do comprovante definitivo de inscrição e do documento de identidade (com fotografia) indicado no requerimento de inscrição. É de responsabilidade de cada candidato imprimir o referido comprovante, disponibilizado na Internet, no site www.prgdp.ufla.br/concurso/ta. A UFLA não encaminhará o comprovante ao candidato.

A duração máxima de realização da prova será de 4 horas, com início previsto para as 8 horas e 30 minutos e término previsto para as 12 horas e 30 minutos (horário oficial de Brasília), incluindo o tempo para o preenchimento do formulário de respostas. Sugere-se que os candidatos cheguem aos locais de realização da prova com antecedência mínima de 50 minutos do seu início, eximindo-se a UFLA da responsabilidade por eventuais atrasos dos candidatos. As portarias dos locais de realização da prova serão abertas às 7h30 e fechadas, pontualmente, às 8h20. Não haverá tolerância para a entrada dos candidatos nos locais de realização da prova após as 8h20. O candidato que chegar ao local de realização da prova após o fechamento das portarias ficará impedido de participar do concurso, sendo automaticamente eliminado.

O concurso terá duas fases para todos os cargos, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase consiste em prova objetiva de múltipla escolha com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos para todos os cargos; para os cargos de Nível D, haverá também questões de Legislação.

A segunda fase constará de uma prova prática relacionada a cada cargo, na qual serão avaliados: conhecimento técnico, capacidade e/ou habilidade operacional, escolha e aplicação de metodologias, utilização de equipamentos, adequação ao tempo estabelecido para a realização da prova, entre outras atividades e fatores similares.

Clique aqui para acessar o edital e os programas das provas objetivas e práticas.

Soluções Perturbativas de Teorias Quânticas de Campos é tema do Colóquio da Física desta semana

12.03 colóquio-físicaNesta quarta-feira (13), o Colóquio da Física terá a apresentação do professor Gilson Dallabona, do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DEX/UFLA), sobre as soluções perturbativas que representam a maneira mais comum de se obter soluções de teorias quânticas de campos.

De acordo com o professor, as soluções perturbativas possibilitam observar as consequências de um conjunto de simetrias para a interação de um conjunto de campos, com poucas exceções. Em sua palestra, o professor vai abordar as dificuldades no estabelecimento de predições, muitas vezes relacionadas a problemas encontrados nas soluções perturbativas.

Data: 13/3/2013 (Quarta-feira)

Local: Anfiteatro do DEX

Biblioteca expõe livros da Academia Lavrense de Letras e coleção de discos

Dando continuidade à série de exposições “Pequenas coleções, grandes paixões”, a Biblioteca Universitária abriu ontem (11) a exposição “Discos & Nostalgias”, com a coleção de discos do servidor Sebastião Gonçalves Filho. Além dos LPs, de vários estilos musicais, estão expostos gramofones pertencentes ao Museu Bi Moreira. A exposição pode ser vista na Biblioteca até o dia 12 de abril.

Mas essa não é a única exposição da Biblioteca: em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março), uma estante com publicações da Academia Lavrense de Letras está à mostra no local. A Academia foi fundada em 1969 e conta, hoje, com 16 membros.
O objetivo da série “Pequenas coleções, grandes paixões” é expor itens colecionáveis de professores e técnicos administrativos da UFLA, pensando nas coleções como um retrato cultural.

Os discos, especificamente, demonstram o fascínio e o tratamento especial que os ouvintes dispensavam: escutar música era um momento prazeroso tanto pela audição quanto pelo manuseio dos LPs. Na contramão da digitalização dos produtos culturais, é crescente o número de admiradores das “bolachas”, como também são chamados os discos.

A exposição “Discos & Nostalgias” é a segunda da série, que começou em 2012 com a mostra “Nas nuvens e ao meu lado”, coleção de anjos da servidora Vânia Natal de Oliveira. Os servidores que se interessarem por expor seus itens podem entrar em contato com Regina Flexa, no ramal 5224.