UFLA sediará seminário regional de agroecologia e agricultura familiar

Nos dias 20 e 21 de março, será realizado na UFLA o Seminário Regional de Agroecologia e Agricultura Familiar, com o objetivo de difundir experiências agroecológicas de agricultores familiares do Sul de Minas e grupos da Universidade, por meio de palestras, feira agroecológica e visitas técnicas. O evento será realizado no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE).

As inscrições estarão abertas de 11 a 13 de março, na Cantina Central. A organização é do Núcleo de Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar da UFLA , Grupo Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim), Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro), Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá e Grupo de Estudos e Vivências em Agroecologia e Educação Guandu.

Programação:

Dia 20/3

9 horas – Recepção

10 horas – Abertura

10h30 – Palestra: “Concepções sobre a Agroecologia e suas relações com a sociedade” – Jairo Antônio Bosa (membro da Coordenação Executiva da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas – Rede BH e membro da Articulação Mineira de Agroecologia – AMA)

12 horas – Almoço e Feira de Produtos Orgânicos na Cantina Central

14 horas – Palestra: “Perspectivas da Agroecologia na Agricultura Familiar – Políticas Públicas, Mercados e outras Atualidades” – Eugênio Martins de Sá Resende – coordenador e Apoio à Agroecologia da Subsecretaria de Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais

15h15 – Intervalo

15h30 às 18h30 – Mesa-redonda: “Experiências Agroecológicas do Sul de Minas” – Palestrantes: Clenilson José Pereira – diretor presidente da Coopfam/Poço Fundo, Paulo Rogério Siqueira – diretor presidente da APOMM/São Lourenço e Renato Moreira de Souza – agricultor Agroecológico do Assentamento Santos Dias / Guapé.

Dia 21/3

8 horas – Mesa-redonda: “Experiências agroecológicas da UFLA”, com a participação do Neagro;  Guandu;  Yebá; Gedim; Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão Inovadora – Neape; e Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar da UFLA.

10 horas – Intervalo

10h30 – Trabalhos em grupo – Temas:

1 – Qual o papel da Universidade em relação à agroecologia e à agricultura familiar?

2 – Quais áreas da agroecologia demandam maior conhecimento e organização?

3 – Quais os desafios para implementar a agroecologia no Sul de Minas?

12 horas – Almoço, Feira Agroecológica e visita técnica na área do Yebá Ervas & Matos

14 horas – Plenária: “Discussão e Sistematização”.

16 horas – Encerramento do Seminário