Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública realiza primeira defesa

25.02 primeira defesaNa sexta-feira (22), o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública registrou a primeira defesa de dissertação, em cerimônia realizada no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria. Além de ser a primeira defesa do Programa, o momento marcou a primeira defesa na modalidade Mestrado Profissional, representando um marco para a Universidade, que assumiu o desafio de aproximar a geração de conhecimento às demandas prioritárias da sociedade.

A primeira dissertação do Programa tem como título “Gestão de Resíduos Sólidos na microrregião de Lavras”, de autoria de Edimilson Eduardo da Silva, sob a orientação do professor José Roberto Pereira. A banca da defesa foi composta pelas professoras da UFLA Silvia Helena Rigatto (coorientadora) e Rosa Teresa Moreira Machado e pelo professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Arnaldo Freitas de Oliveira Junior.

Participaram da mesa solene da primeira defesa do Programa o assessor do reitor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysostomo de Resende Junior, que no ato representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o vice-prefeito de Lavras, Aristides Silva Filho, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Junior, o chefe do Departamento de Administração e Economia, professor Francisval de Melo Carvalho, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, professora Silvia Helena Rigatto, e o professor-orientador, professor José Roberto Pereira.

25.02 primeira defesa 2Para o professor João Chrysostomo, a primeira defesa do programa de Administração Pública confirma o pioneirismo da DAE, que assumiu o desafio de iniciar o primeiro curso de Mestrado profissional da Instituição, em uma parceria profícua com a Direção Executiva da Universidade, além de ter lançado o primeiro curso de gradução na modalidade a distância.

Avaliação semelhante à do pró-reitor de Pós-Graduação, Alcides Junior, ressaltando que o Programa deu um salto de qualidade mesmo diante de desafios, suplantando os obstáculos sempre amparados pela tradição do Departamento e pelo apoio da Direção Executiva, cujo resultado já começa a ser percebido pela capacitação de profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento da Instituição, para a geração de conhecimentos na área de gestão pública e formação de profissionais em nível, regional, estadual e nacional.

Em seu depoimento, a coordenadora do programa, professora Silvia Rigatto, enalteceu a demanda crescente pelo curso, o fortalecimento da modalidade mestrado profissional na Instituição e a consolidação da área de Administração Pública no âmbito da academia. “É importante que os gestores públicos voltem a atenção para este curso, porque daqui sairão muitas soluções para o aprimoramento de suas administrações”, reforçou.

Para o chefe do DAE, professor Francisval Carvalho, a primeira defesa marca um momento histórico para a UFLA e, em especial, para o Departamento, que amplia suas áreas prioritárias de atuação em atendimento às demandas da sociedade.

Qualidade reconhecida desde a primeira turma

O destaque da Universidade Federal de Lavras no cenário nacional e internacional de pesquisa e a excelência do corpo docente que compõe o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública foram razões que levaram o Governo Federal a solicitar a oferta do Curso de Mestrado Profissional para capacitar seus servidores. Assim, visando a atender essa situação relevante, específica e esporádica, o Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública será ofertado neste ano para servidores de carreira do Ministério da Educação, do Ministério de Orçamento Planejamento e Gestão e para os Servidores da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional, na modalidade semipresencial.