Iniciada a construção da Agência de Inovação do Café no câmpus da UFLA

20.02 agência inovação 1Foi assinada nessa terça-feira (19) a ordem de serviço que dá início à construção da Agência de Inovação do Café, que será sediada no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e deverá integrar em um mesmo espaço físico iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação entre competências institucionais em projetos colaborativos.

A cerimônia foi realizada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), na cidade Administrativa, contando com a presença do secretário Nárcio Rodrigues, secretário adjunto e coordenador do projeto Inova Minas, Evaldo Vilela; secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Déa Fonseca; subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Gamarano  e o superintendente de Inovação Tecnológica, José Luciano de Assis Pereira. Pela UFLA, o termo que dá início às obras foi assinado pelo assessor de assuntos Institucionais da UFLA, professor Antonio Nazareno Guimarães Mendes e o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abraão.

O projeto vem sendo articulado desde 2009 pelo Polo de Excelência do Café e pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Sectes, contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e UFLA.

Assessor para assuntos Interinstitucionais, professor Antônio nazareno, assina o termo que dará início às obras
Assessor para assuntos Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno, assina o termo que dará início às obras

Estima-se um investimento na ordem de dois milhões de reais e a construção deverá ser finalizada no segundo semestre de 2013. Desse montante, foi feito o repasse de R$ 1,2 milhão pela Finep e a contrapartida da UFLA será de R$ 800 mil, negociados com o Ministério da Educação (MEC).

O projeto vai integrar iniciativas como o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que inclui o Centro de Trainee em Mercados e Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café, além de ações do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé/ UFLA.

Para o professor Antônio Nazareno, que no ato representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a obra tem uma importância muito grande para a Universidade e para o Estado de Minas, por consolidar a trajetória de excelência na geração de conhecimentos científicos e tecnológicos para o setor cafeeiro.

Gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo Abrahão, reforça ambiente de parcerias
Gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo Abrahão, reforça ambiente de parcerias

Na avaliação de Edinaldo Abrahão, a Agência de Inovação do Café surge para integrar o governo, as universidades e o setor empresarial, considerando as condições estruturais de uma aliança estratégica como a base edificadora que faltava para elevar a cafeicultura de Minas à competitividade desejada na sociedade do conhecimento. “Esse projeto não é uma obra em si, uma estrutura a mais, esse prédio vai simbolizar uma estrutura para agregar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que trabalham para tornar a cafeicultura mineira referência em ciência, tecnologia e inovação”, reforça.

A Agência de Inovação do Café vem somar à estrutura já disponível na UFLA com foco em inovação, como o Núcleo de Inovação Tecnológica – Nintec, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec e o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, cuja construção terá início em breve.

 

Secretário Narcio Rodrigues apoia a construção de ambientes colaborativos voltados à projetos inovadores para o setor cafeeiro
Secretário Narcio Rodrigues apoia a construção de ambientes colaborativos voltados à projetos inovadores para o setor cafeeiro