Índice de Preços ao Consumidor da UFLA ganha destaque no jornal Estado de Minas

19.02 estado de minasCusto de vida no interior já é maior que em BH – Essa foi a manchete do Jornal Estado de Minas dessa segunda-feira (18), trazendo como destaque o custo de vida nas cidades mineiras que têm índices próprios analisados pelas universidades e registraram avanços em 2012, com variações maiores que as da capital.

A reportagem traz análises do professor Ricardo Pereira Reis, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pelo Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). Sob pressão dos alimentos, serviços pessoais e de transporte mais caros, o fôlego da inflação de 2012 surpreendeu com as maiores altas dos últimos cinco anos. Em Lavras, o custo de vida subiu 11,82%, influenciado pelo encarecimento da comida dentro e fora de casa, dos itens de higiene pessoal, limpeza doméstica e dos gastos com vestuário.

O indicador da UFLA é estruturado sobre pesquisa própria de orçamentos familiares de 350 famílias do município, de todas as classes de renda e no levantamento de 7,7 mil preços. “O custo da logística e do frete do transporte encareceu os preços ao consumidor”, afirma. A cidade de 91,3 mil habitantes é abastecida pelos entrepostos de Contagem da Ceasa Minas, distante mais de 240 quilômetros, e da Ceagesp, de São Paulo (a 378 quilômetros).

Veja notícia completa em: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/02/18/internas_economia,351094/custo-de-vida-no-interior-ja-e-maior-que-em-bh.shtml