Fapemig lança pacote de editais – incentivos chegam a quase R$ 50 milhões

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tradicionalmente lança, no primeiro dia útil de cada ano, editais para apoiar os pesquisadores mineiros. Em 2013, oito editais foram lançados simultaneamente e já estão disponíveis para consulta no site da Fundação. Juntos, os editais somam mais de R$ 44,7 milhões, que serão investidos em projetos de pesquisa científica relacionados a todas as áreas do conhecimento.

Neste ano, todos os projetos serão submetidos via Everest, sistema eletrônico desenvolvido pela Fapemig com o apoio de pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O novo sistema foi projetado a partir do AgilFAP, mas ganhou novas funções e aplicativos. A Fapemig garante que o Everest oferece maior agilidade e autonomia na submissão, julgamento e acompanhamento dos processos.

Confira abaixo detalhes de cada edital. No caso de dúvidas, a Central de Informações da Fapemig pode ser consultada pelo e-mail: ci@fapemig.br.

Universal (Edital 01/13)

O Edital Universal contempla pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Ele destinará R$ 23 milhões aos projetos aprovados, porém, o valor individual das propostas não pode ultrapassar R$ 50 mil. As propostas serão recebidas até 1º de abril de 2013. Os pesquisadores que enviarem propostas ao Edital Universal não podem se candidatar ao Programa Pesquisador Mineiro e vice-versa. Para visualizar o edital, clique aqui.

Manutenção de Equipamentos (Edital 02/13)

O objetivo deste edital é financiar reparos e manutenção de equipamentos de laboratórios fora do período de garantia e cujo custo de aquisição tenha sido superior a R$ 100 mil. Ao todo, serão distribuídos R$ 2 milhões às propostas aprovadas. Como exigência, a instituição proponente deve dar uma contrapartida financeira de, no mínimo, 10% do valor pleiteado. As propostas devem ser enviadas até 8 de abril. Clique aqui para visualizar o edital.

Programa Pesquisador Mineiro (Edital 03/13)

O PPM oferece cotas financeiras mensais (grant) a pesquisadores e tecnólogos com o objetivo de apoiá-los em seus projetos de pesquisa. Entre os pré-requisitos, os candidatos devem ter reconhecida liderança em sua área de atuação. As propostas devem ser enviadas até 8 de março. Os pesquisadores que enviarem propostas ao Programa Pesquisador Mineiro não podem se candidatar ao Edital Universal e vice-versa. Ao todo, serão concedidas 300 cotas, distribuídas em três modalidades: pesquisadores que não sejam beneficiários do “Adicional de Bancada” concedido pelo CNPq – 200 cotas de R$ 48 mil; pesquisador beneficiário do “Adicional de Bancada” concedido pelo CNPq – 60 cotas de R$ 24 mil; tecnólogos – 10 cotas de R$ 48 mil. O prazo de execução de cada proposta contratada é de dois anos, contados a partir de julho de 2013. O edital pode ser conferido, na íntegra, aqui.

Aquisição de Livros Técnicos Científicos (Edital 04/13)

O edital de “Aquisição de Livros Técnicos e Científicos para Pós-Graduação” busca atualizar e ampliar o acervo dos cursos stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e regularmente oferecidos por instituições sediadas em Minas Gerais. Ao todo, serão destinados R$ 2 milhões às propostas aprovadas. As propostas serão recebidas até 15 de abril. O edital está disponível neste endereço.

Publicação de Periódicos Científicos Institucionais (Edital 05/13)

Com o objetivo de financiar a editoração e publicação de periódicos científicos, impressos ou eletrônicos, o edital de “Apoio à publicação de periódicos científicos institucionais” irá disponibilizar R$ 1 milhão. A expectativa é contribuir para a circulação de informações e a divulgação dos resultados de pesquisas científicas e tecnológicas. As propostas podem ser enviadas até 6 de maio e o edital pode ser visualizado aqui.

Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico (Edital 06/13)

A Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (BIPDT) tem como público-alvo os servidores públicos estaduais que atuam como pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa do Estado, com projetos financiados por agências oficiais. Seu objetivo é estimular a fixação e a qualificação de pesquisadores em Minas, além de ampliar as pesquisas já realizadas. O edital prevê o investimento de R$ 2 milhões, a serem concedidos na forma de bolsas com valores que variam de acordo com a titulação do proponente. O auxílio é concedido por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. As propostas serão recebidas até 22 de abril. Outros detalhes podem ser conferidos aqui.

Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa (Edital 07/13)

O edital 07/2013 financia projetos de extensão buscando fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade. Neste ano, serão destinados R$ 2 milhões às propostas aprovadas, cujo valor individual não pode ser superior a R$ 50 mil. O prazo final para encaminhamento das propostas é 29 de abril. O edital está disponível aqui.

Programa Santos Dumont (Edital 08/13)

O Projeto Santos Dumont tem o objetivo de propiciar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, estimulando o espírito empreendedor de alunos da graduação. A expectativa é estimular o discente a testar as teorias acadêmicas por meio da execução de projetos de cunho prático. O edital também financia a participação de equipes universitárias em competições tecnológicas de caráter educacional. Ao todo, estão previstos R$ 500 mil para as propostas aprovadas. Os interessados têm até o dia 8 de maio para encaminhar as propostas. Clique aqui para visualizar o edital.

(com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig)