Retrospectiva 2012: lembrando os fatos que marcaram a UFLA durante o ano (2º quadrimestre)

Passeata em apoio à greve

Os professores da UFLA iniciaram a greve no dia 17 de maio, juntamente com outras instituições de ensino, reivindicando a reestruturação da carreira docente. Os estudantes apoiaram a greve e, no início da paralisação, houve uma passeata no câmpus e na cidade de Lavras.

No mesmo dia da deflagração da greve, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, visitou a UFLA e homenageou-a pelo destaque nacional, iniciando as comemorações dos 18 anos de transformação em Universidade. “Se o ensino superior tem evoluído no Brasil, significa que nesta Universidade tem evoluído ainda mais”, afirmou o governador, exaltando os resultados da UFLA em rankings do Ministério da Educação. Também houve homenagens aos gestores e professores que marcaram importantes fases da Instituição.

Importantes obras para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão foram inauguradas nos Departamentos de Ciências dos Alimentos, de Química e de Ciências Humanas.

O professor José Roberto Scolforo tomou posse como reitor da UFLA, juntamente com a vice-reitora, professora Édila Vilela Resende Von Pinho, no dia 29, no Ministério da Educação (em Brasília). A solenidade de transmissão de cargo, na UFLA, foi realizada no dia 4 de junho. Em seu pronunciamento, Scolforo reafirmou o amor e envolvimento institucional para que a UFLA mantenha os rumos que a levaram a ocupar lugar de destaque no cenário nacional e que busque avançar ainda mais ao sonho de figurar entre as 150 melhores universidades do mundo. Após oito anos de gestão, o professor Nazareno deixou a Reitoria com um discurso em que relembrou as principais conquistas para a expansão da Universidade.

Junho

A UFLA figurou entre as 100 melhores universidades da América Latina, em lista elaborada pelo QS Quacquarelli Symonds University Rankings. Em 2012, a UFLA ocupou a 85ª posição, entre as 100 melhores universidades latinas de 19 países. Na edição anterior, a UFLA estava na camada entre a 101 e a 200ª posição desse ranking internacional.

O Mestrado em Física transformou-se em realidade, com a abertura de inscrições. O programa é oferecido em associação ampla entre as Universidades Federais de Lavras (UFLA), Alfenas (Unifal) e São João Del Rei (UFSJ).

Os Jogos Universitários Mineiros foram realizados em Lavras, com importante atuação da Associação Acadêmica de Esportes (Leufla).

Durante a Expocafé 2012, o reitor Scolforo apresentou importantes inovações tecnológicas em desenvolvimento na UFLA para trazer mais qualidade ao café e mais rentabilidade ao produtor.

Julho

Em julho, o curso de Direito foi autorizado e, avaliado pelo MEC, foi aprovado com conceito máximo. A comissão de avaliação visitou o câmpus da UFLA em junho, quando analisou e fez considerações sobre a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da Universidade.

Em consonância com a expansão da graduação, a pesquisa desenvolvida na UFLA também obteve excelentes resultados: vinte projetos da Universidade foram aprovados no Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig; a Capes aprovou dois projetos para cooperação com a Universidade de Wageningen (Holanda); e a UFLA aprovou dois projetos na Finep, na chamada pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2011.

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec) também aprovou um projeto na Fapemig para sua reestruturação. O órgão é responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e da proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia gerada na Universidade.

A participação em congressos e missões internacionais também foi intensa, como a elaboração de proposta de cooperação com a Canadian Food Inspection Agency (CFIA – Canadá), 31º Congresso Anual da Organização Europeia de Coleções de Cultura e a premiação em congresso de estatísticas em análise sensorial Sensometrics 2012, na França.

Agosto

As notícias sobre a extensão e a internacionalização continuaram surgindo: quatro projetos da UFLA foram aprovados com recursos do Programa de Extensão Universitária (ProExt 2013) e mais uma oportunidade de interação, dessa vez no campo das Ciências Sociais, foi aberto com a Universidade de Lancaster (Inglaterra).

Durante o mês, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que institui a reserva de metade das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes que cursaram escolas públicas.

O reitor, prof. Scolforo, abre a Semana EsalianaA abertura da Semana Esaliana foi realizada no dia 31, com um café para os servidores e um culto ecumênico. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, discursou valorizando a trajetória da Universidade e das pessoas que a tornaram uma Universidade de excelência. Durante a semana, foram realizadas inaugurações, homenagens, atividades culturais e reencontro de ex-alunos, com o tradicional jantar e o Jubileu de Ouro e Prata.