Estudante do DQI/UFLA ganha prêmio Furnas Ouro Azul

Jéssica e a professora Luciana, com o prêmio

Mais uma vez, o prêmio Furnas Ouro Azul foi conquistado por um estudante da UFLA. Na sua última edição, cuja entrega das premiações ocorreu no dia 17, a estudante Jéssica Moreira Andrade, do 5º período do curso de Química, foi revelada como a 1ª colocada na categoria acadêmico – estudante de nível superior. O trabalho enviado intitula-se Preparação e caracterização de material híbrido entre sílica e alfa-ciclodextrina para aplicação na indústria têxtil.

A vencedora foi orientada pela professora Luciana de Matos Alves Pinto, do Departamento de Química (DQI). O trabalho teve como coautores os mestrandos do programa de pós-graduação em Agroquímica Lucas Bragança de Carvalho e Raphaela do Vale Baracho.

Esta é a quarta vez que o prêmio vai para o DQI. Em 2010, Lucas Bragança faturou o Ouro Azul sob orientação da professora Luciana; e a professora Angelita Duarte Corrêa já orientou duas pesquisas vencedoras do prêmio. Para Luciana, os resultados mostram que os trabalhos desenvolvidos no DQI têm grande relevância e a premiação “traz mais facilidade para a criação de tecnologias e aplicação na indústria e também é um importante meio para divulgarmos as pesquisas na UFLA”.

O trabalho diz respeito ao desenvolvimento de um material que pode ser utilizado para remoção de corante da água. Caso venha a ser aplicado em indústrias têxteis, o material pode absorver corante sintético, durante um tratamento da água utilizada, reduzindo os níveis de corantes descartados no meio ambiente.

Furnas Ouro Azul

O prêmio Furnas Ouro Azul tem como objetivo valorizar projetos que se destaquem como exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso racional e à proteção dos recursos hídricos em Minas Gerais. Os projetos inscritos devem conter propostas de revitalização e conservação dos recursos hídricos, com o envolvimento da comunidade em questões ambientais, mediante práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento desses recursos. É uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas.