Medicina Veterinária da UFLA aprova sete programas de Residência com bolsas do MEC

Cibele Aguiar
Professora Gabriela Sampaio em aula-prática para estudantes de Graduação em Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veteriária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é referência nacional no campo do ensino, pesquisa e extensão, atraindo estudantes de todo o País para uma formação plena em diferentes áreas do conhecimento. Com infraestrutura completa e corpo docente capacitado, a UFLA acaba de aprovar sete programas de Residência em Área Profissional da Saúde, homologado por Portaria do Ministério da Educação (MEC), para início das atividades em 2013.

O médico veterinário terá sete opções de residência:  Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Animais de Companhia, Clínica Médica de Animais de Companhia, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Grandes Animais e Clínica Médica de Grandes Animais.

Os programas de residência incluem 19 bolsas do MEC, no valor mensal de R$2.338,06., divididos entre as diferentes áreas. A residência terá vigência de dois anos, com o mínimo de 60 horas semanais de atividades e carga horária total de no mínimo 5.760 horas.

Conforme orientação do MEC, foi criada a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), coordenada pela professora Gabriela Rodrigues Sampaio, que também é a coordenadora do Programa de Residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Animais de Companhia.

Hospital Universitário de Pequenos Animais

De acordo com a professora, os programas de residência tiveram o reconhecimento do MEC, sem nehuma restrição aos projetos pedagógicos apresentados, tendo ainda como atrativos o corpo docente multidisciplinar e a  infraestrutura completa, com equipamentos e recursos diagnósticos diversos, contando com o Hospital Veterinário de Pequenos Animais, que já é referência no sul de Minas, e o Hospital de Grandes Animais, que está em fase final de construção.

A aprovação dos programas de residência significa um avanço na oferta de oportunidades para profissionais da área, que até 2012 tinham como opção os cursos de especialização lato sensu, em três áreas de concentração, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (mestrado e doutorado – stricto sensu), já ofertado pelo Departamento de Medicina Veterinária (DMV).

O edital de seleção será lançado em breve.