Servidores da UFLA conquistam novo Plano de Saúde com a administradora Valem

Cibele Aguiar

Na última quinta-feira (6/12), no Salão dos Conselhos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Associação dos Docentes da UFLA – Seção Sindical (Adufla) e a Valem Administradora de Benefícios formalizaram o acordo para a abertura de um novo Plano de Saúde com a empresa prestadora de serviços médicos Unimed Lavras, para adesão de novos servidores da Universidade, docentes e técnicos administrativos.  A reunião contou com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, do então presidente da Adufla, professor Samuel Pereira Carvalho, representantes da Valem e da Unimed Lavras.

A adesão já pode ser solicitada na sede da Unimed Lavras e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013 para planos locais. Posteriormente, os servidores interessados poderão migrar para os planos estaduais e nacionais.

O acordo é resultado de quase um ano de negociações, com o objetivo de oferecer a todos os servidores a oportunidade de adesão ao Plano de Saúde, contando com o empenho direto da Direção Executiva da UFLA, em conjunto com as representações sindicais. A presença de uma adminsitratora de serviços segue à recomendação da Agência Nacional de Saúde (ANS), para contratos coletivos por adesão.

O novo plano beneficia, prioritariamente, os servidores contratados a partir de novembro de 2011, quando o Plano Institucional com a Unimed, em vigor desde 1993, teve que ser fechado para novas adesões. A vantagem do plano acordado por meio da Valem é que ficará sempre aberto para adesões, com previsão de um crescimento na demanda em virtude de futuras contratações.

No sentido de ampliar o acesso aos planos de saúde a toda a comunidade, o reitor confirma o resultado positivo das negociações. “Com o novo plano, haverá a possibilidade de adesão de novos servidores, o que garante tranquilidade para muitas famílias, que passarão a se dedicar a esta Instituição”, enfatiza.

Ainda como presidente da Adufla, o professor Samuel Pereira de Carvalho comemorou a formalização do acordo, enfatizando a importância de união de toda a comunidade para que fossem negociadas condições especiais de adesão. O novo plano terá um valor 11% superior ao plano já vigente, em razão da taxa de administração; porém, ainda com grande vantagem, quando comparado aos planos individuais.

Reajuste anual

Para os servidores já atendidos pelo Plano vigente, ficou acordado com a Unimed Lavras que o reajuste anual, que tem como base o mês de setembro, será de 5,8% para contrato local e regional e de 6,5% para contrato de abrangência nacional. Os valores negociados estão abaixo dos reajustes autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para o ano de 2013 e abaixo do praticado em 2012, que foi de 6% para abrangência local e regional e de 8,5% para planos nacionais.

Resgate das negociações

As negociações para a formalização de um plano de saúde conjunto para todos os servidores docentes e técnicos administrativos da UFLA tiveram início em abril de 2009, quando foi composta uma comissão com o objetivo de unir forças para que fosse negociado um plano compatível com as necessidades de todos os servidores.

Em 2009, o contrato entre a Adufla e a Unimed, em vigor desde 1993, foi revisto e foram ampliadas as opções de planos para os técnicos administrativos. Entre as vantagens do novo plano, destacaram-se o custo sem observação de faixa etária, a possibilidade de inclusão de dependentes e a opção por um plano regional, que inclui os serviços médicos disponíveis em Belo Horizonte. Em outubro de 2011, novo acordo possibilitou a adesão de novos servidores e a migração entre os planos.

Reitor da UFLA com representantes da Adufla, Unimed Lavras e Valem