UFLA terá Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores com apoio da Capes

Cibele Aguiar

Romper o desafio da interdisciplinaridade nos processos educativos. Esse é o objetivo do projeto aprovado pela Universidade Federal de Lavras em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que prevê a construção de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – Life.

Na UFLA, o Life vai representar um espaço comum para interação de estudantes e professores dos cursos de licenciaturas a UFLA: Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Letras – Português e Inglês, Matemática e Química.

Trata-se de um espaço de incentivo à interdisciplinaridade e inovação pedagógica, propiciando uma revisão de concepções, de tratamento dos conteúdos e de metodologias.

Para o professor do Departamento de Educação Física, Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, coordenador do projeto, a criação do Life vai permitir o desenvolvimento de projetos coletivos capazes de estabelecer o diálogo, a redefinição de perspectivas teóricas e o debate de novos métodos e experiências pedagógicas. “Há um compromisso institucional com a excelência dos cursos e com o atendimento da demanda para implementação de propostas inovadoras que agreguem qualidade aos cursos de formação de professores”, afirma.

Para Fábio Reis, que também é doutor em Educação, o Life será caracterizado pela intensidade das trocas entre os envolvidos no processo de formação de educadores, sobretudo, pelo grau de integração das diferentes licenciaturas e pela efetiva relação entre a teoria e a prática em uma nova perspectiva interdisciplinar. Além disso, vai possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e a ampliação da fronteira do conhecimento, superando a simples socialização de ideias por meio da efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

A ideia da interdisciplinaridade também é apoiada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Na avaliação da pró-reitora, professora Soraya Alvarenga Botelho, os novos espaços de compartilhamento vão permitir o desenvolvimento de projetos para agregar qualidade às atividades acadêmicas nos diferentes cursos de licenciatura, em especial ao Projeto Institucional de Bolsas para Licenciatura (em elaboração) e ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), cujas atividades já têm impactado de forma positiva na formação de novos educadores.

Outro diferencial desses espaços está na possibilidade de capacitar os professores e licenciandos para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramentas fundamentais para atrair a nova geração para o processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar novas práticas sociais na escola e na sociedade.

O Life vai permitir ainda o desenvolvimento e a produção de materiais diversos, como softwares, aplicativos, materiais impressos e recursos multimídia que contemplem a integração de diferentes recursos e linguagens.

Para o professor Fábio Reis, o ensino de qualidade perpassa pela capacidade de transformar a atuação dos indivíduos em compasso com a percepção de demandas sociais, de forma a incorporá-las nos currículos e ações pedagógicas.

“Para os licenciandos, os impactos apresentam-se de modo mais expressivo, uma vez que permitem uma aproximação da realidade escolar, e consequentemente, a reflexão sobre o processo de construção de uma identidade docente, a instauração de uma postura crítica e investigativa acerca do fazer educativo e um crescente interesse pela análise da complexidade do cotidiano escolar”, complementa.