Pesquisadora da Embrapa apresenta Produção Integrada de Feijão em palestra na UFLA

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (26), professores, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram a oportunidade de assistir a apresentação da pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Flávia Rabelo Barbosa Moreira, coordenadora do programa de Produção Integrada de Feijão Comum. A palestra fez parte da programação do evento que reuniu a realização simultânea do XXV Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), VII Congresso de Extensão (Conex) e XXI Congresso de Pós-Graduação.

A pesquisadora apresentou os avanços tecnológicos obtidos pela pesquisa e disponibilizados à cadeia produtiva do feijão, incluindo a apresentação de cultivares adaptadas a diferentes regiões brasileiras, manejos do solo, adubação e calagem e manejo integrado de pragas e doenças. Flávia Moreira reforçou a necessidade de compatibilizar as tecnologias disponíveis ao cultivo do feijoeiro comum com princípios que assegurem uma produção sustentável e mais competitiva.

Pesquisadora Flávia Moreira: Produção Integrada de Feijão propicia maior competitividade aos produtores

O Projeto de Produção Integrada do Feijoeiro Comum tem como desafio a implantação de um modelo de produção, visando elevar a qualidade do produto para o consumidor interno, bem como obtê-lo com potencial para alcançar mercados internacionais, o que possibilita a obtenção do selo de certificação. Tem ainda como objetivo a elaboração das Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Feijoeiro Comum, bem como a sua validação em nível de campo. O PIFeijão é um projeto integrante do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), como política pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Representa um conjunto de técnicas voltadas à obtenção de produtos de qualidade, especialmente no que se refere a produtos livres de resíduos de agroquímicos e mínimo impacto ambiental no sistema de produção. A implantação do Programa de Produção Integrada propicia a redução do número de pulverizações de agrotóxicos, a preservação da biodiversidade e do agroecossistema, a profissionalização dos produtores, a garantia da qualidade e a rastreabilidade dos produtos, bem como a garantia de redução dos riscos de contaminação do solo, da água, do produto colhido e do próprio homem.