DQI abre seleção para 17 vagas de monitoria remunerada

Cibele Aguiar

O Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (DQI/UFLA) informa que estão abertas as inscrições para candidatos ao preenchimento de 17 vagas para Monitoria Remunerada, vigentes no primeiro semestre do ano letivo de 2013. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, fornecido pelo DDQI, até o dia 5 de dezembro.

Os monitores exercerão as atividades, sem qualquer vínculo empregatício com a Instituição, em regime de doze (12) horas semanais de efetivo trabalho de monitoria, com bolsa no valor de R$ 300,00. Cada monitor ficará sob a orientação de um professor designado pelo Departamento.

Poderão inscrever-se para o exame de seleção, alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFLA, que comprovem já ter sido aprovado na(s) disciplina(s) objeto do exame, ou disciplina(s) equivalente(s), com média igual ou superior a 70 (setenta).

A seleção dos candidatos será realizada mediante prova sobre o conteúdo programático da(s) disciplina(s), realizada no dia 6 de dezembro, às 15h30, por uma comissão composta por três docentes do Departamento e presidida por professor responsável pela(s) disciplina(s). Será considerado aprovado, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta pontos). Os selecionados nesta prova deverão participar de entrevista, no dia 7 de dezembro, às 18 horas, na secretaria do DQI.

A monitoria terá vigência de um semestre letivo, prorrogável por até mais três semestres letivos se existir a vaga, se for de interesse do monitor e do orientador.

Atribuições do Monitor

• Auxiliar os professores em tarefas de ensino, incluindo a preparação de material didático e avaliação de trabalhos escolares, bem como na manutenção de equipamentos e/ou materiais destinados a tal fim;
  • Auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e/ou complementares de interesse da disciplina;
  • Retransmitir conhecimentos adquiridos a outros alunos e possibilitar a cooperação do corpo discente nas atividades de ensino, com vistas à melhoria das mesmas;
  • Auxiliar, exclusivamente, estudantes de graduação, orientando-os em trabalhos de laboratório, biblioteca, campo e outros;
  • Elaborar relatório mensal de suas atividades e entregá-lo à secretaria do departamento, conforme calendário divulgado pela Câmara de Monitoria em http://www.prg.ufla.br, após conferido pelo professor orientador .

Veja a lista de disciplinas

Disciplinas

GQI101 Química Geral

GQI104 Química Analítica I