Diretor-executivo da NAAAS proferiu palestra na UFLA

O professor Lemuel Berry

O professor Lemuel Berry, diretor-executivo da NAAAS & Affiliates (organização que reúne a Associação Nacional de Estudos Afro-americanos, Associação Nacional de Estudos Hispânicos e Latinos, Associação Nacional de Estudos Nativo-Americanos e Associação Internacional de Estudos Asiáticos), fez uma palestra no dia 29, durante o evento Internacionalização na UFLA: oportunidades e desafios.

Durante a palestra, o professor Lemuel Berry falou sobre a criação e os objetivos da NAAAS, fundada em 1992 na Virginia State University (EUA). A associação é a responsável pela organização de periódicos, eventos e oportunidades para estudantes e professores, relacionados à pesquisa e expressão afro-americana, latina e asiática. A NAAAS funciona também como acervo e fórum de discussão sobre essas culturas que representam os principais grupos minoritários no território norte-americano. As áreas de pesquisa mais abordadas incluem questões de imigração, ciências sociais, saúde e HIV/Aids, artes, negócios, ciências políticas, história, educação e direito.

Na quarta-feira (28), o professor Berry foi recebido no Departamento de Ciências Humanas (DCH) e participou de uma reunião com membros do Núcleo de Cultura Internacional, coordenado pela professora Tânia Regina Romero. Nesse dia, ele apresentou a palestra Diversidade no mundo globalizado.

Em reconhecimento às pesquisas acadêmicas e atividades de extensão do DCH/UFLA, a professora Tânia Romero foi convidada para participar da 21ª Conferência Anual da NAAAS & Affiliates, de 11 a 16 de fevereiro de 2013, na cidade de Baton Rouge, Louisianna (EUA). No evento, ela fará parte de duas mesas-redondas para debater os tópicos: “Diversidade e seus Desafios” e “Globalização e Identidade”.