Ciufla, Conex e Congresso de Pós-Graduação são abertos – veja fotos

Estudantes de Iniciação Científica, pós-graduandos e extensionistas envolvem-se, de hoje até o dia 30, no evento: “Internacionalização da UFLA: oportunidades e desafios”. Nele, estão sendo realizados, simultaneamente, o XXV Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o VII Congresso de Extensão (Conex) e o XXI Congresso de Pós-Graduação. Os congressos foram abertos na manhã do dia 26, em solenidade no Salão de Convenções.

A reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, lembrou o I Congresso de Iniciação Científica da UFLA, ocorrido em 1986. Ela ressaltou o expressivo aumento no número de bolsas e grupos de pesquisa, ressaltando as 1300 bolsas institucionais e 591 bolsas de iniciação científica de instituições privadas e agências de fomento.

O pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria Lima, enalteceu as oportunidades oferecidas na UFLA e revelou o número de trabalhos que serão apresentados nos congressos: 1140 no Ciufla, 634 no de Pós-Graduação e 247 no Conex. Segundo ele, esses mais de 2 mil trabalhos fazem o evento da UFLA se equiparar a outros, de abrangência nacional.

A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão foi o tema da preleção do professor Nilson Salvador, pró-reitor de Extensão e Cultura. Ele observou a importância da temática na formação universitária e lembrou os avanços da extensão nas diretrizes governamentais, ressaltando seu impacto na transformação social.

A respeito da Pós-Graduação, o pró-reitor dessa pasta, professor Alcides Moino Junior, lembrou os marcos recentes, como a conquista do Prêmio Capes de Teses por um egresso da UFLA. Segundo ele, premiações como essa têm se repetido, trazendo visibilidade e representando um sucesso vindo do trabalho em conjunto.

A pós-graduanda Alessandra Farias Millezi, presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFLA APG), considerou a convergência entre o tema geral do evento e a atuação da APG. O Congresso de Pós-Graduação terá a participação de 58 palestrantes do Brasil e do exterior.

Também participaram da mesa de abertura o professor José Márcio Rocha Faria, membro e ex-coordenador da Câmara de Assessoramento da Fapemig, e o professor Antonio Chalfun Junior, diretor de Relações Internacionais da UFLA. Depois da solenidade, o professor Chalfun proferiu uma palestra, apresentando a importância da internacionalização como experiência para a formação estudantil e os programas da Universidade.

Os congressos continuam até o dia 30, com apresentações de trabalhos, palestras, minicursos e intervenções artísticas no câmpus. Saiba mais em: http://ufla.br/congressos/.