UFLA sedia XIV Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e III Encontro Anual da Rede Mineira de Inovação

Cibele Aguiar

Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará dois dos principais eventos de inovação em solo mineiro – o XIV Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e o III Encontro Anual da Rede Mineira de Inovação, com a coordenação do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual – Nintec/UFLA e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec/UFLA. A cerimônia de abertura será realizada na quinta-feira (22), às 8h30, no Salão de Convenções da Universidade.

O objetivo do evento é promover uma discussão sobre políticas de inovação e integração entre as redes, visando à definição de novos rumos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais, com o foco na inovação tecnológica.

Para engrandecer o debate, o evento terá a participação dos principais gestores da inovação no Estado, incluindo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu; a assessora da Superintendência de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Solange Busek; e a analista de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-MG, Andrea Furtado de Almeida. Também estarão presentes os coordenadores da RMI e da RMPI.

Na programação da manhã, haverá a palestra do diretor da Fapemig José Policarpo, que fará uma abordagem sobre a política de Inovação e os desafios para os próximos anos. Em seguida, o pesquisador sênior do Instituto Tecnológico Vale, professor emérito da UFLA, José Oswaldo Siqueira, fará uma apresentação sobre o contexto da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com ênfase na relação Universidade e Empresa.

Durante o evento, haverá palestras com foco em empreendedorismo, Sistema Mineiro de Inovação (Simi), gerenciamento de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, registro de cultivar, patrimônio genético, prospecção tecnológica e sobre o projeto do Núcleo de Transferência de Tecnologia e Inovação (Pronutti), da Fapemig.

O evento é uma realização da RMPI e RMI, organizado pela Nintec/UFLA e Inbatec/UFLA, com o apoio da Fapemig, Sebrae/MG e Associação dos Pós-Graduandos (APG/UFLA).

Consulte o site do Encontro (http://www.ufla.br/encontropi/) para mais informações.

Contato:
Núcleo de Inovação e Tecnológica – NINTEC