Professora da UFLA participa de Seminário Sul-Americano de Paisagens Culturais

Ação conjunta entre grupos de pesquisa argentinos e brasileiros, o IV Seminário Sul-Americano de Paisagens Culturais foi realizado em La Plata (Argentina), nos dias 1º e 2 de novembro. A professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, do Departamento de Agricultura (DAG), integrou a comissão organizadora. Também esteve no seminário a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia Cecília Gontijo Garcia.

O evento abordou o tema central Aproximaciones a las Escalas del Paisaje. De acordo com a professora Patrícia Duarte, a temática permitiu estabelecer e aprofundar discussões interdisciplinares sobre a construção da paisagem urbana e territorial, considerando seu caráter histórico, seus usos e apropriações pela sociedade e os instrumentos e modelos utilizados para o desenho urbano.

O seminário foi organizado pela Equipe de Pesquisa de Paisagens do Centro de Investigaciones Urbanas y Territoriales da Facultad de Arquitectura y Urbanismo; Grupo de Especialização em Planeamiento Paisajista y Ambiente da Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales da Universidad Nacional de La Plata (UNLP); Grupo de Pesquisa História do Paisagismo da Escola de Belas Artes (GPHP/EBA/UFRJ) e Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Além de brasileiros e argentinos, houve a participação de representantes de outros países sul-americanos, como Equador, Chile e Colômbia.