Conexão Brasil-África recebe propostas para cooperação técnica internacional

Cibele Aguiar

O Programa de Cooperação Internacional Conexão Brasil-África, realizado por meio de Protocolo de Intenções assinado entre a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), selecionará até o dia 30 de novembro de 2012 propostas de projetos de cooperação técnica internacional com países africanos, latino-americanos e caribenhos. As atividades previstas no projeto terão início em março de 2013.

O programa tem como objetivo principal utilizar a experiência brasileira na construção de políticas públicas voltadas ao apoio e desenvolvimento de agentes da economia criativa, como base para a construção de capacidades de agentes econômicos africanos e afrodescendentes.

São elegíveis propostas de projeto de países africanos, latino-americanos e caribenhos, desde que coordenadas em conjunto com instituições e organizações brasileiras, das diversas esferas de governo, e da sociedade civil organizada, com experiência comprovada nas áreas de atuação dos potenciais projetos.

Áreas contempladas pelo Programa: audiovisual e multimídia; gestão do patrimônio cultural; desenvolvimento local; segurança alimentar e práticas culturais tradicionais; intercâmbio musicológico e museológico; turismo cultural; formação profissional; fortalecimento de outras competências para o alcance dos Objetivos do Milênio.

O valor do financiamento das propostas não poderá ultrapassar US$200.000,00 (duzentos mil dólares americanos), sendo as propostas analisadas caso a caso, pelo Comitê Gestor do Programa. O Comitê avaliará o mérito técnico e metodologia aplicada, cujo enfoque esteja em consonância com as políticas públicas nacionais e as dos países parceiros envolvidos nas iniciativas. Esse aporte técnico-financeiro será executado diretamente pela ABC/MRE, podendo ser incluídos custos relacionados à formação profissional e missões técnicas.

Consulte o EDITAL