Colóquio da Física aborda Filosofia da Emergência nesta quarta-feira (31)

Cibele Aguiar

Enquanto físicos trabalham para completar uma teoria do universo, biólogos desvendam a complexidade molecular da vida e neurocientistas estabelecem as correlações entre atividades mentais e suas bases neurais e físico-químicas, uma enorme lacuna se forma neste tipo de visão científica. É o que tenta desvendar a “Teoria de Tudo”, que será abordada no Colóquio da Física desta quarta-feira (31). O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) José Monserrat Neto fará a apresentação do tema: a Filosofia da Emergência: Origens, Evolução e Dilemas das Teorias de Sistemas Complexos.

O professor Monserrat vai falar sobre a visão científica para os sentimentos, significados, consciência e onde se encaixam os ‘propósitos’ que moldam o ser humano. Tais fenômenos imediatos e incontestáveis são deixados sem explicação pelas ciências naturais, porque eles não têm as propriedades físicas, tais como massa, momento, carga e localização, que são consideradas necessárias para que algo tenha consequências causais no mundo.

Segundo o professor, as visões emergentistas surgem no final do século XIX como alternativa às teorias reducionistas da natureza, da vida e da mente. A palestra versa sobre as primeiras ideias emergentistas, suas características, avanços e limitações; a re-emergências delas ao final do século passado, algumas mudanças em sua concepção, bem como suas aporias e dilemas. Ao final apresenta-se um esboço da alternativa de Terrence Deacon: “the more is less”.

Data: 31/10/2012 (Quarta-feira)

Horário: 17h45

Local: Anfiteatro do DEX