Pesquisadores do DCC/UFMG apresentam palestra sobre Engenharia de Software

Da esquerda para a direita: Marco Túlio, Ricardo Terra e Hudson Borges

Na última sexta-feira (26), pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG apresentaram na UFLA a palestra: “Pesquisas recentes do Grupo de Engenharia de Software Aplicada da UFMG”. A preleção, que ocorreu na Sala de Seminários I do DCC da UFLA, foi feita pelo professor Marco Túlio Valente e pelos alunos Ricardo Terra (doutorando) e Hudson Borges (mestrando e ex-aluno de Bacharelado em Sistemas de Informação/UFLA).

Nesse evento, eles apresentaram vários temas desenvolvidos e em desenvolvimento pelo grupo, com intenso envolvimento dos participantes, especialmente nos momentos de questionamentos.

Os membros do grupo da UFMG foram convidados a ministrar essa palestra pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software da UFLA (PqES), cadastrado no CNPq, com apoio do Departamento de Ciência da Computação da UFLA. Segundo o professor Heitor Costa, líder do PqES: “Essa palestra foi importante para os participantes, pois mostrou que os trabalhos realizados pelos pesquisadores do PqES estão alinhados com pesquisas emergentes e realizadas em outras universidades”. Além disso, ele salientou que, “com o Mestrado em Ciência da Computação, essas iniciativas são importantes para estabelecer e consolidar possíveis parcerias de pesquisas futuras”.

DEF promove espetáculo: Expressão, Música e Dança

A disciplina Atividades Rítmicas e Expressivas passou a ser oferecida neste semestre pelo Departamento de Educação Física e os estudantes matriculados realizarão o espetáculo Expressão, Música e Dança, concluindo a matéria. As apresentações serão realizadas nesta quarta-feira (31), no Salão de Convenções da UFLA, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

Serão realizadas 12 apresentações, com a participação dos 93 estudantes que cursam a disciplina. As performances englobam manifestações da cultura corporal do movimento, ou seja, compreendem diferentes tipos de danças e performances musicais.

De acordo com a coordenadora da disciplina, professora Priscila Carneiro Valim Rogatto, o espetáculo ocorrerá semestralmente e, no decorrer das próximas edições, pretende-se incluir apresentações dos estudantes de outros períodos do curso de Educação Física e, posteriormente, de alunos de outros cursos da UFLA.

Estatística é tema de ciclo de palestras

A coordenação do curso de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da UFLA organiza, no dia 1º de novembro, o I Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia do Estatístico. Serão realizadas quaro palestras no Anfiteatro da Biblioteca Universitária, das 9 às 17 horas. A participação é livre e gratuita.

9 horas – Abertura

9h15 – Tema: “Sou Mestre/Doutor em Estatística, e agora?”

Palestrante: Prof. Dr. Gérson Rodrigues dos Santos (UFV)

10h15 – Coffee-break

10h30 – Tema: “Comparação de modelos não lineares para descrever o crescimento de bovinos do nordeste brasileiro”

Palestrante: Prof. Dr. Antonio Policarpo Souza Carneiro (UFV)

12 horas às 14 horas – Intervalo para Almoço

14 horas – Tema: “Análise fatorial para dados espaciais”

Palestrante: Prof. Dr. Dani Gamerman (UFRJ)

15 horas – Coffee-break

15h30 – Tema: “Bootstrap em modelos autorregressivos aditivos generalizados”

Palestrante: Prof. Dra. Glaura da Conceição Franco (UFMG)

17 horas – Encerramento

Colóquio da Física aborda Filosofia da Emergência nesta quarta-feira (31)

Cibele Aguiar

Enquanto físicos trabalham para completar uma teoria do universo, biólogos desvendam a complexidade molecular da vida e neurocientistas estabelecem as correlações entre atividades mentais e suas bases neurais e físico-químicas, uma enorme lacuna se forma neste tipo de visão científica. É o que tenta desvendar a “Teoria de Tudo”, que será abordada no Colóquio da Física desta quarta-feira (31). O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) José Monserrat Neto fará a apresentação do tema: a Filosofia da Emergência: Origens, Evolução e Dilemas das Teorias de Sistemas Complexos.

O professor Monserrat vai falar sobre a visão científica para os sentimentos, significados, consciência e onde se encaixam os ‘propósitos’ que moldam o ser humano. Tais fenômenos imediatos e incontestáveis são deixados sem explicação pelas ciências naturais, porque eles não têm as propriedades físicas, tais como massa, momento, carga e localização, que são consideradas necessárias para que algo tenha consequências causais no mundo.

Segundo o professor, as visões emergentistas surgem no final do século XIX como alternativa às teorias reducionistas da natureza, da vida e da mente. A palestra versa sobre as primeiras ideias emergentistas, suas características, avanços e limitações; a re-emergências delas ao final do século passado, algumas mudanças em sua concepção, bem como suas aporias e dilemas. Ao final apresenta-se um esboço da alternativa de Terrence Deacon: “the more is less”.

Data: 31/10/2012 (Quarta-feira)

Local: Anfiteatro do DEX

Homenagem ao Dia do Servidor Público

Prezado(a) Servidor(a),

A você, que faz seu trabalho de forma eficiente para atender de maneira diferenciada àqueles que dependem dele, executa suas tarefas ciente de que cada função é parte do trabalho de uma equipe, pois não se constrói uma universidade conceituada como a UFLA sozinho.

A você, que procura saber mais, fazer sempre o melhor e aperfeiçoar suas ações para alcançar resultados que fazem a diferença.

A você, que contribui para que o seu ambiente de trabalho seja agradável e produtivo e está sempre à disposição para ajudar os colegas e reconhecer que pode ensinar e também aprender com eles.

Nosso muito obrigado!

Contamos com você, com eficiência, sensibilidade, solidariedade e comprometimento na construção de uma UFLA cada vez melhor.

Feliz Dia do Servidor Público.

Direção Executiva da UFLA