Estudantes americanos vivenciam experiências no câmpus da UFLA

Até a próxima segunda-feira (29), um grupo de professores e estudantes da Universidade de Niagara, Estados Unidos, estará na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para participar do 1º Intercâmbio Acadêmico-Cultural organizado pelo Núcleo de Cultura Internacional. Na quarta-feira (24), o anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC) ficou lotado para a apresentação do grupo sobre a cultura americana.

Na apresentação, a professora Shannon Risk (Niagara University) fez um resgate da história americana e do processo de democratização do país, finalizando com a apresentação da universidade e da rotina dos estudantes no câmpus americano. Um comentário que chamou a atenção dos estudantes brasileiros foi o fato de que nos Estados Unidos não existem universidades públicas e um curso de graduação na Universidade de Niagara, por exemplo, custa em média, 40 mil dólares por ano; o profissional recém-formado começa a vida profissional com uma grande dívida para saldar, já que a maioria deles utiliza linhas de financiamento estudantil.

Os estudantes americanos fazem parte de um grupo de estudos em cultura latina, chamado Bienvenidos. O objetivo da viagem à UFLA é justamente para eles aprofundarem os conhecimentos sobre o Brasil e a cultura acadêmica, para que as informações sejam repassadas aos demais participantes do grupo e outros estudantes da Universidade.

A programação inclui a troca de experiências sobre a cultura americana e a brasileira, visitas a diferentes setores do câmpus e fazendas experimentais, aulas de Português, dança e capoeira. Na quarta-feira (24), eles se arriscaram a aprender algumas danças brasileiras, entre elas o samba, em uma aula realizada no Centro de Integração Universitária (Ciuni).

Para a professora Tânia Regina de Souza Romero (DCH), que organiza a visita, o intercâmbio acadêmico-cultural sinaliza para um acordo de cooperação entre as duas universidades, não apenas relativo a assuntos científicos, mas também visando à interação entre as duas culturas. Em sua avaliação, o intercâmbio cultural contribui para o efetivo processo de internacionalização da Universidade.

Samba, forró e axé...música brasileira desafia grupo americano