Cooperação entre bibliotecas universitárias marca a abertura da Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA

Cibele Aguiar

Nessa segunda-feira (22), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA, que segue até quarta-feira (24), com exposições, pesquisa interativa e atrações culturais, tendo como tema central – Biblioteca: leitura, conhecimento e inovação.

Durante a cerimônia, foi assinado um acordo de cooperação entre as bibliotecas universitárias de Lavras, representado pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras), Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas), Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Participaram da mesa de abertura o reitor da UFLA, professor Scolforo; o assessor do reitor para o Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysostomo de Resende Junior; o diretor da Biblioteca da UFLA, Nivaldo Oliveira e a presidente da comissão organizadora da Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA, Regina Flexa Proença.

O diretor da Biblioteca Universitária, Nivaldo Oliveira, apresentou o projeto: “Repositório Institucional da UFLA”, que coloca a Instituição no contexto do acesso aberto ao conhecimento, por meio da reunião de documentos e informações em um banco de dados comum. O projeto é baseado em estudo realizado pela mestranda em Administração Pública Simone Assis Medeiros, coordenadora de processos técnicos da Biblioteca Universitária.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo enfatizou a importância da leitura para a formação cidadã, anunciando uma nova fase de investimentos na Biblioteca, segundo ele, como um dos corações da Universidade. Ele reforçou que, em 2013, será implantado o novo sistema de empréstimos e gestão do acervo, além da ampliação de sua estrutura.

A presidente da comissão organizadora da Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA, Regina Flexa Ribeiro Proença, também ressaltou a importância do incentivo à leitura não acadêmica, como instrumento de transformação, crescimento cultural e de entretenimento.

Participe da pesquisa interativa sobre hábitos de leitura

Nesta quarta-feira (24), no encerramento da semana comemorativa, haverá a apresentação musical dos estudantes da UFLA: Fábio Antonialli, Rafael Brito e Sérgio Godinho e uma sessão do Projeto Ginástica Laboral na UFLA, marcando uma homenagem aos servidores da Biblioteca Universitária. Também haverá o lançamento do Projeto “Petiscos de Leitura”, especialmente voltado para o público interno da Biblioteca.

Ainda há tempo de visitar a Biblioteca nesta semana comemorativa. O visitante se surpreenderá com frases marcantes de Steve Jobs, com uma exposição sobre a história do papel e com uma criativa pesquisa interativa sobre hábitos de leitura. No site da Biblioteca Universitária, também está disponível o Sarau Virtual, uma nova proposta de interação literária aberta ao público.

Professor Scolforo visita exposição sobre Steve Jobs
Cerimônia teve a apresentação do Coral Vozes do Câmpus

PROGRAMAÇÃO:

Pesquisa Interativa: “Hábitos de leitura dos usuários da Biblioteca” (Local: Ala I)

Exposição: Pensamentos de Steve Jobs (Local: Ala II)

Exposição: Papel, emoção e história (Local: Ala III)

Sarau virtual: www.biblioteca.ufla.br

Dia 24 – quarta-feira