Capacitação em “Inglês para fins acadêmicos” recebe inscrição para nova turma

Cibele Aguiar

Nessa quinta-feira (18), foi o encerramento do curso de capacitação “Inglês para fins acadêmicos: apresentação de pôsteres e comunicações”, da primeira turma, organizado e ministrado pela professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Tânia Regina de Souza Romero.

Na avaliação da professora, o curso cumpriu o objetivo de aprimorar o conhecimento dos docentes participantes na Língua Inglesa, contribuindo para a inserção efetiva na comunidade acadêmica internacional. Ela explica que o curso aborda temas e vocabulário específicos do universo acadêmico, que aliado a questões culturais, capacita os profissionais para uma apresentação de nível internacional.

A professora Ruthnéa Muzzi, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), comprova a eficácia do curso. Ela destaca que o aprendizado surpreendeu as expectativas, sendo fundamental para o domínio da linguagem em apresentações acadêmicas internacionais. Ela também elogia o material e a didática da professora Tânia Romero e da colaboradora Bruna da Silva Campos (estudante), recomendando o curso aos colegas.

Nova turma

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) informa que estão abertas as inscrições para a nova turma, para o curso que será realizado de 30/10 a 20/12 (terças e quintas-feiras, das 16h às 18h).  O curso é aberto para os docentes da UFLA que tenham nível intermediário de Inglês. O curso tem carga horária total de 30 horas (2 aulas de 2 horas por semana).

Conteúdo:

  • Análise de necessidades acadêmicas e linguísticas;
  • O gênero pôster: características organizacionais e lexicais;
  • Levantamento de itens gramaticais e lexicais do gênero em cada área;
  • Práticas de pronúncia;
  • O gênero comunicação: características organizacionais e lexicais;
  • Levantamento de itens gramaticais e lexicais do gênero em cada área;
  • Oficinas de planejamento e preparação;
  • Práticas de apresentação.

Metodologia: Dramatizações, exercícios de simulações, pesquisa lexical; exercício de pronúncia; prática oral e escrita.

Para participar, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço http://ufla.br/sites/capacitacao/?page_id=105, solicitar a autorização da chefia e entregar na Secretaria da PRGDP, até dia 25 de outubro.

Outras informações: Coordenadoria de Capacitação e Avaliação / DDP / PRGDP – Shirley Michele de Alcântara – sma@prgdp.ufla.br

Elisângela Abreu Natividade – elisangelaabreu@prgdp.ufla.br

Telefone: 35.3829.5152