UFLA realiza pré-lançamento da Vitrine do Agronegócio – Vitagro

Cibele Aguiar

Na quinta-feira (11), no Salão dos Conselhos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi realizado o pré-lançamento da Vitrine do Agronegócio – Vitagro, que será realizada de 3 a 5 de abril de 2013, no Centro de Transferência de Tecnologia e Inovação Agropecuária da UFLA – Fazenda Experimental localizada a 15 km de Lavras – MG, no município de Ijaci – MG.

O lançamento contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela Resende von Pinho e a apresentação do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Nilson Salvador. Participaram do lançamento professores da Universidade, profissionais de instituições parceiras como a Epamig e a Emater, além de representantes da iniciativa privada.

Em 2013, a Vitagro será um evento piloto, com o objetivo de se tornar, nos anos seguintes, a primeira Vitrine do Agronegócio no Estado a envolver culturas anuais, fruticultura, sistemas agroflorestais, olericultura, floricultura, pecuária leiteira e pequenos animais.

Durante a apresentação, Nilson Salvador explicou a proposta da Vitrine do Agronegócio, como um evento inovador na forma de apresentar resultados de pesquisa e tecnologias geradas na UFLA e em instituições parceiras, por meio de unidades demonstrativas em diferentes cadeias produtivas. Ele também reforçou a importância de aproximar a Universidade da iniciativa privada, como forma de apresentar à sociedade os avanços da ciência e tecnologia em prol de um sistema agroindustrial mais competitivo.

Segundo a vice-reitora, a Universidade deve estar organizada para apresentar à sociedade os resultados das pesquisas que podem impactar a vida no campo, atenta ao compromisso com a difusão e transferência de tecnologias e informações, bem como ao desafio de integrar os segmentos de diferentes cadeias produtivas.