Professor da University of St. Andrews ministra disciplina na UFLA para pós-graduandos em Botânica Aplicada

Cibele Aguiar

No período de 8 a 11 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe o professor da University of St. Andrews – Escócia – Peter Edward Gibbs, que ministra o curso “Tópicos de Biologia da Reprodução de Plantas e Taxonomia Vegetal” para estudantes do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, na forma de disciplina condensada. O curso também é ofertado a estudantes de outros programas de Pós-Graduação da UFLA e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Os estudantes estão tendo a oportunidade de cursar uma disciplina com um especialista em taxonomia e biologia reprodutiva de plantas, reconhecido mundialmente pelos estudos sobre mecanismos de autoincompatibilidade em plantas com flores, em especial, os de ação tardia, especialidade do pesquisador.  Esses mecanismos serão abordados quanto às características gerais e ao controle genético e molecular. Além dos tópicos abordados, Peter Gibbs oferece assessoramento ad-hoc para a elaboração de artigos científicos.

Professor Peter Gibbs: há muito o que se desvendar sobre a biologia das plantas

Para o coordenador do curso de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, professor Evaristo Mauro de Castro, em razão da excelência acadêmica do Peter Gibbs e de sua longa experiência em pesquisa em diferentes áreas da botânica, o curso irá contribuir de forma expressiva para a formação dos estudantes, sobretudo, com experiência de uma disciplina de padrão internacional.

Relação com o Brasil

A interação com universidades brasileiras teve início em 1975, quando o professor Peter Gibbs foi convidado para lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde permaneceu por dois anos como chefe do departamento de Botânica. No ano 2000, voltou ao Brasil como professor visitante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com bolsa CNPq, desenvolvendo pesquisas no Triângulo Mineiro por três anos.

Além das pessoas e da comida, o professor Gibbs revela-se um apreciador da vegetação brasileira, rica em vários ecossistemas. Além disso, diz apreciar a colaboração científica com o Brasil, em virtude da seriedade com que o governo trata a ciência e tecnologia, com destaque para as agências governamentais de fomento, como CNPq, Capes, Fapemig e Fapesp.

Para os jovens estudantes que se propõem ao desafio da Botânica, o professor deixa a mensagem de que há muitos estudos sobre a biologia das plantas a serem desvendados. “Há, entretanto, que ser realista neste mundo de alta competição, aprendo as regras do jogo científico”, aconselha.