Estudantes de Iniciação Científica apresentam trabalhos no Congresso Brasileiro de Anatomia

Cibele Aguiar

A iniciação científica é uma oportunidade para estudantes de graduação conhecerem a rotina em estruturas de pesquisa, os desafios da produção científica e a importância da interação entre pesquisadores de diferentes instituições e temáticas. Neste contexto, quatro estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participam, em Salvador (BA), de 3 a 6 de outubro, do evento que reúne o XXV Congresso Brasileiro de Anatomia, o XIV Congreso de Anatomía Del Cono Sur, o XXXIII Congreso Chileno de Anatomía e o I Encontro de Ligas Estudantis de Morfologia.

Os estudantes Matheus Camargos de Britto Rosa (bolsista Pibic), Ana Cecília Cruvinel, Caio Kühl de Assis e Priscila de Souza Mota (participantes do Programa de Iniciação Voluntária – Pivic) são orientados pelo professor Gregório Corrêa Guimarães, do Setor de Morfologia do DMV.  Eles vão apresentar sete trabalhos no congresso.

Para o professor Gregório, o Congresso Brasileiro de Anatomia representa uma oportunidade de reunir os pesquisadores brasileiros que trabalham nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo o único evento de âmbito nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Anatomia. Ele enfatiza que o evento permite aos estudantes vivenciar a integração entre ciência básica e práticas clínicas na área da saúde, além de participarem de discussões sobre as políticas públicas de saúde e abordagens terapêuticas.