Curso de capacitação promove a inclusão digital a servidores da UFLA

Cibele Aguiar

No dia 28 de setembro, 29 servidores que participaram do curso de capacitação “Inclusão Digital”, realizaram uma confraternização para comemorar a conclusão de uma etapa importante de suas vidas: o mundo virtual dos computadores deixou de ser uma realidade distante. O objetivo do curso foi vencido, pois, com metodologia e linguagem diferenciadas, proporcionou aos iniciantes vencer o desafio: “Eu consigo, eu posso, sou capaz”.  

O curso Inclusão Digital, realizado no período de 2 de maio a 28 de setembro, foi organizado pela Coordenadoria de Capacitação de Avaliação da PRGDP e coordenado pelos servidores Carlos Henrique da Silva e Reginaldo Ferreira de Souza. Atuaram com instrutores do curso os servidores Adriano Higino Freire, César Raimundo da Silva, Carlos Henrique da Silva, Reginaldo Ferreira de Souza e Anderson Laudelino Pereira.

Participaram do curso, servidores posicionados em diferentes níveis da carreira. Foram 120 horas de aprendizado, com aulas que incluíram os conceitos básicos de informática, o sistema operacional Windows, o processador de textos Word, o uso do Excel para gráficos e planilhas e, por fim, um módulo sobre o uso seguro da Internet.

Segundo a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação, 50% dos concluintes participaram do curso exclusivamente para aquisição de conhecimentos, os demais alcançaram também progressão na carreira. Ainda segunda essa Coordenadoria, além promover a inclusão digital através de aprendizado dirigido a iniciantes, com metodologia e linguagem diferenciada, o curso objetivou também proporcionar mais qualidade de vida para os servidores na aposentadoria, tendo em vista que a inclusão digital proporciona ao servidor em preparação para aposentaria, novas possibilidades de interação e comunicação.  

Ao avaliarem o curso, os servidores destacaram como pontos fortes, a formação, conhecimento e atenção dos instrutores, a linguagem e conteúdo de fácil assimilação e a oportunidade oferecida.

Devido à grande demanda pelo curso, a PRGDP estuda a possibilidade de oferecer nova turma em 2013.

Confira algumas fotos