Coordenadoria de Prevenção de Endemias representa UFLA em congresso internacional

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve representada no evento que contemplou simultaneamente o XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria e o XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, realizados no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de setembro. Participaram do evento as professoras do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Stela Márcia Pereira e Joziana Muniz de Paiva Barçante, representando a Coordenadoria de Prevenção de Endemias.

Após a solenidade de abertura, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as professoras da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar ao ministro as ações da Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA, as pesquisas realizadas com foco na medicina tropical e doenças negligenciadas, bem como as ações de diagnóstico, planejamento, prevenção e monitoramento desenvolvidas na Instituição.

O evento

Com o tema central “Doenças Tropicais Negligenciadas”, o evento abordou as atualizações e novas perspectivas sobre os agentes etiológicos previstos para atuação da Coordenadoria de Prevenção de Endemias. Em especial, as professoras Stela Pereira e Joziana Barçante participaram do grupo de trabalho sobre angiostrongilíases, (doença causada por roedores e moluscos terrestres) onde foram discutidas as atualidades na pesquisa e futuras diretrizes.

O evento teve como instituição anfitriã o Instituto Oswaldo Cruz, pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que edita a revista científica de referência na área, a Medicina Tropical e Parasitologia, além de possuir a mais importante Biblioteca Biomédica da América Latina.

Prevenção no câmpus

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias está vinculada à Diretoria de Meio Ambiente e tem como atribuições planejar, coordenar e monitorar ações de prevenção de endemias e riscos à saúde no campus e demais áreas da UFLA. Dentre as atribuições da coordenadoria destacam-se a definição e orientação das políticas de prevenção de zoonoses e endemias; a prevenção e controle da ocorrência de focos de vetores; o monitoramento e controle da presença de animais errantes e de animais de companhia dentro do câmpus e a realização de campanhas de educação sanitária sobre zoonoses e endemias.

A coordenadoria é composta por quatro professoras: Ana Paula Peconick, Adriana Melo Garcia, Joziana Muniz de Paiva Barçante, Stela Márcia Pereira (coordenadora), servidores técnicos administrativos e discentes da UFLA.