Abertas inscrições para o 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013

Cibele Aguiar

O Brasil se prepara para o Fórum Mundial de Ciência, evento internacional que será realizado no Rio de Janeiro, em 2013, tendo como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Global”. A fim de levantar sugestões e recomendações para serem debatidas no Fórum, estão sendo realizados encontros regionais. O primeiro ocorreu no final de agosto, na cidade de São Paulo. Agora, é a vez de Minas Gerais sediar as discussões.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência será no auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo como tema “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”.

A proposta é abordar questões como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente, e o papel da ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis. Também serão colocadas em pauta questões relativas à ética na produção científica, à educação e ao acesso ao conhecimento.

Cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade são esperados no encontro, que está sendo organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela UFMG, Academia Brasileira de Ciência (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Para outras informações, acesse o site http://fmc.cgee.org.br/ e clique no link do 2º Encontro Preparatório – Belo Horizonte.

É a primeira vez que o evento será realizado fora da Europa. A escolha do Brasil como sede do evento é o resultado da ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e as principais entidades ligadas à CT&I da América Latina e do Caribe.

Inscrições:

http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=130