Relações de gênero, mulheres e feminismo são temas de chamada do CNPq

Cibele Aguiar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e o Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA acabam de lançar a chamada para projetos que tenham como objetivo a produção de pesquisas e estudos relacionados aos temas: relações de gênero, mulheres e feminismos.

Inserida nas ações do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (www.spm.gov.br), a chamada sugere ainda a intersecção com as seguintes abordagens: classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. Também será reservado recursos específicos para pesquisas voltadas às temáticas das relações de gênero no campo e na floresta.

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, a partir do dia 1º de outubro de 2012.

A Categoria 1 é destinada a projetos de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), cujo coordenador/a seja doutor/a há mais de 5 (cinco) anos.

Na Categoria 2, concorrem projetos até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), realizados por grupos de pesquisa, cujo coordenador/a seja doutor/a há menos de 5 (cinco) anos.

O prazo para submissão é até às 18:00 horas do dia 14 / 11 / 2012.

Acesse o Edital